Formação de 'jardineiros' do Planeta é tema de encerramento da IV jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Cuiabá – Bela Vista

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 14 de Setembro de 2017 às 20:54

“Como formar Jardineiros do Planeta” foi o tema escolhido pelo Doutor em Educação, Attico Chassot, em sua palestra de encerramento durante a IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista. Em sua fala, Attico Chassot levantou questionamentos sobre a forma como educadores, comunidade acadêmica e sociedade devem encarar a questão da preservação ambiental. Ele abriu sua fala citando a Carta Encíclica Laudato Si de Papa Francisco sobre o “cuidado com a casa comum” (natureza).

De acordo com o Professor, deixando de lado a questão religiosa citada no início de sua fala, mesmo que não se aceite a Hipótese de Gaia - levantada pelo cientista inglês James Lovelock nos anos 70, afirmando que o meio ambiente é um complexo autossustentável – deve-se ter em mente o assustador ritmo de mudança e entender quão pouco tempo resta para a humanidade agir.

Attico destacou que, no período pré-industrial, a taxa de concentração de carbono era em torno de 276ppm (partes por milhão). Hoje, essa taxa é de 381ppm, considerando que o nível aceitável seria de 350ppm. “O convite que faço hoje é para quem reflitamos, como educadores, o que podemos fazer para colaborar com essa meta”, ponderou.

Recorde de público

Com foco na troca de experiências e divulgação de trabalhos acadêmicos, a IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Cuiabá – Bela Vista, realizado nesta quarta (13) e quinta-feira (14), reuniu 1005 participantes e apresentou 59 trabalhos acadêmicos além de mais de 40 atividades diversas entre palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas. “Estamos muito contentes com a participação de todos os estudantes e comunidade em geral, que fizeram deste evento um sucesso”, destacou James de Moura, coordenador da Comissão de Eventos do Campus.

Durante o encerramento, o Diretor-geral, Deiver Teixeira, parabenizou a todos os participantes e envolvidos na organização. Em sua fala, ele lembrou da criação do Campus Bela Vista, fundado em 13 de setembro de 2006. “São nove anos de muito trabalho e de construção de conhecimento. A IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão representa o resultado de anos de contribuição com a formação de pessoas”, concluiu.

Jenpex

Realizado anualmente, a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão tem como meta a divulgação acadêmica de extensionistas e pesquisadores e a formação de rede de colaboradores por meio interação entre servidores, alunos e comunidade externa. O tema deste ano foi 'O que é Ciência, afinal?'.

A programação deste ano englobou atividades em diversas áreas do conhecimento, com o foco para a formação dos estudantes de todos os cursos oferecidos pelo Campus, seja na área técnica, de tecnologia, licenciaturas, bacharelados e pós-graduação, colocando-os em contato com diversos temas de pesquisa atuais, por meio de palestras, oficinas e apresentação de trabalhos, buscando fomentar o conhecimento de forma integrada e fortalecer a indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão produzidas no IFMT campus Cuiabá Bela Vista.