Funai estabelece parcerias para ampliar o acesso dos indígenas a cursos profissionalizantes

Publicado por: Reitoria / 5 de Janeiro de 2021 às 11:35

A Fundação Nacional do Índio (Funai) tem buscado estabelecer parcerias com instituições de ensino para ampliar o acesso de estudantes indígenas a cursos profissionalizantes. Entre as instituições parcerias, estão o Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO).

"Uma das prioridades da atual gestão da Funai é ampliar o acesso dos indígenas à educação, por meio de parcerias com as instituições de ensino. A formação e qualificação de profissionais indígenas contribui para a autonomia e melhoria das condições de vida nas comunidades, além de fortalecer os aspectos culturais relacionados aos usos, costumes e tradições de cada povo", ressalta o presidente da Funai, Marcelo Xavier.

Os acordos já firmados beneficiam centenas de estudantes indígenas. O mais recente foi celebrado em dezembro de 2020 com a Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat). A iniciativa prevê ações conjuntas de incentivo à formação de profissionais indígenas que atuarão na educação escolar em suas comunidades.

Com a parceria, os estudantes indígenas ingressantes nos processos seletivos da Unemat entre os anos de 2015 e de 2024, devidamente matriculados, serão contemplados com apoio para os deslocamentos e auxílio financeiro da Funai, tanto na vinda das aldeias para cumprimento do ano letivo, bem como no retorno para a execução de atividades de estudos e ações comunitárias. Para saber mais, clique aqui.

Assessoria de Comunicação / Funai