Fundação Uniselva e atuação dos gestores no espaço escolar em situações que envolvem adolescentes foram destaques no CODIR

Publicado por: Reitoria / 31 de Maio de 2017 às 11:25

A Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (Fundação Uniselva) e a atuação dos gestores no espaço escolar em situações que envolvem adolescentes foram alguns dos destaques na reunião do Colégio de Dirigentes (CODIR) que ocorreu nos dias 25 e 26 de maio, no auditório do Campus Bela Vista.

No dia 25 de maio, os Diretores-Gerais dos campi do IFMT conheceram a proposta de parceria entre o IFMT e a Fundação Uniselva. A estrutura, as características e os trâmites necessários para a regulamentação da parceria, que se encontra ainda em fase de estudo e elaboração, foram os pontos abordados.

Para explicar a importância de uma fundação de apoio e o que ela traz de diferencial no mundo globalizado e tecnológico, como agilidade na compra de equipamentos para área de ensino, pesquisa e extensão e suas formas de atuação foram contextualizados pelo professor Alfredo Gontijo de Oliveira, presidente da Fundep ( Fundação de apoio da UFMG) que conta com a participação da direção executiva da Fundação Uniselva , Cristiano Maciel, Diretor Geral e Sandra Maria Coelho, superintendente.

O Reitor do IFMT, professor Willian de Paula destacou que a ideia é fazer uma parceria com a Uniselva e, em um segundo momento, o Instituto Federal criar a sua própria fundação de apoio. A Uniselva auxiliaria na gestão de recursos e no fomento de ações de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional.

Outra participação importante no CODIR foi a do promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE-MT), Miguel Slhessarenko, que falou aos Diretores Gerais sobre os riscos em ambientes escolares, as medidas disciplinares e os encaminhamentos dos adolescentes em situações infracionais.

“É sempre bom ter o bom senso para o dia a dia na escola e o aluno. O ideal é sempre deixar o aluno dentro da escola em caso dele não vier com o uniforme. Em caso situações infracionais o ideal é sempre registrar os atos e informar os pais, pois, caso as situações forem piorando, existe o registro por escrito que foi comunicado aos pais e ao aluno sobre o que estava ocorrendo. Até chegar a uma situação do encaminhamento do estudante para uma outra unidade escolar da rede pública”, disse o promotor de justiça.

Ele destacou a importância do aluno e dos pais terem conhecimento do regimento interno da instituição e as normas que ele deve seguir estando dentro da instituição de ensino, como por exemplo, uso de uniforme e a não permissão da utlização do celular. O promotor de justiça orientou também os gestores sobre a questão de tráfico e consumo de drogas dentro do ambiente escolar.

Ascom/Reitoria/IFMT