Gestores do IFMT, UFMT e Unemat se reúnem no 2º Encontro do Fórum das IPES para traçar parcerias e ações conjuntas

Publicado por: Reitoria / 7 de Julho de 2017 às 15:11

Os reitores das três instituições públicas de ensino superior (IPES) de Mato Grosso, Willian Silva de Paula (IFMT), Myrian Thereza de Moura (UFMT) e Ana Di Renzo (Unemat) juntamente com o staff das três instituições, estão reunidos o dia inteiro no Hotel Holiday Inn, em Cuiabá, no 2º Encontro do Fórum das IPES para traçar ações estratégicas conjuntas e parcerias no estado de Mato Grosso. O 3º Encontro está previsto para ser realizado em 2018 pelo Instituto Federal de Mato Grosso.

A reunião de trabalho do 2º Encontro do Fórum das IPES foi discutida pelas três instituições e sistematizada por um grupo multidisciplinar. As equipes das três instituições foram distribuídas em quatro grupos de trabalhos, de acordo com os seguintes eixos temáticos: pesquisa, extensão, ensino e relações institucionais e internacionais. De forma integrada, irão identificar e mapear as atividades individuais e colaborativas. Ao término dos trabalhos, será redigido a Carta Pública do Fórum Permanente que será entregue às autoridades públicas e sociedade civil.

O Reitor do IFMT, professor Willian de Paula, destacou que a realização do 2º Encontro do Fórum das IPES tem um significado muito grande para nós mato-grossenses, porque fortalecerá as ações de ensino, pesquisa e extensão. Ele ressaltou que o evento também alavancará outras questões como inovação, a internacionalização das instituições e parcerias com demais instituições.

Ao ser questionado sobre a Carta Pública, o reitor do IFMT falou que ela tem o objetivo de proporcionar para a sociedade mato-grossense e também do Brasil, a potencialidade que as três instituições tem e a demanda de trabalho que vem realizando em prol do desenvolvimento do Estado, principalmente em relação a projetos inovadores, patentes, resultados de pesquisas aplicadas e os projetos de extensão. “A comunidade terá uma visibilidade maior do que essas três instituições podem proporcionar para a educação pública e gratuita para o estado de Mato Grosso”, destacou o Reitor do IFMT.

A reitora da UFMT, Myrian Thereza de Moura, falou que esse encontro poderá potencializar as ações de ensino, pesquisa e extensão das três universidades. “A ideia é que as três universidades possam juntas realizar um planejamento para trocar saberes, potencializar ações, e aí definirmos uma ação articulada entre UFMT, IFMT e UNEMAT, principalmente voltadas para a ciência, tecnologia, inovação, fortalecer a pesquisa, internacionalização e também transversalmente o ensino de graduação e pós-graduação”, disse a reitora da UFMT, Myrian Moura.

A reitora da UFMT ressaltou que quem ganha são as três universidades, a comunidade acadêmica, mas principalmente a população, o setor produtivo e a sociedade. “Quando as ações se fortalecem e são articuladas, elas correm principalmente em favor da população e do desenvolvimento do estado. O nosso principal objetivo é de além de fortalecer as três universidades, é justamente aumentar a nossa interação com a sociedade, os serviços que as três podem oferecer para o desenvolvimento do estado”, falou Myrian Moura.

A reitora da Unemat, Ana Di Renzo, ressaltou que nesse 2º Encontro do Fórum eles estão com o objetivo de planejar ações estratégicas, como por exemplo, política de estado de acesso ao ensino superior. “Esse é um espaço que fazemos encontrar, anseios, de todas as IES públicas e voltando esse olhar ao espaço público para políticas de estado que cada uma vai construindo no seu percurso como expertise de suas ações”.

Ao ser questionada sobre quais política de estado, ela falou que são voltadas para pesquisas estratégicas, como na área de produção agrária ou na área de ensino. “O nosso objetivo é pensar como é que as IES que tem no seu quadro, pessoas capacitadas, que podem pensar pesquisas que vão ao encontro dessas necessidades. Com isso a gente pode oportunizar um avanço da própria condição da educação no estado de Mato Grosso”, disse Ana Di Renzo.

Ascom/Reitoria/IFMT - Juliana Michaela