Grupo de pesquisadores do campus Várzea Grande apresenta trabalhos no WorkIF

Publicado por: Campus Várzea Grande / 27 de Novembro de 2019 às 15:02

O IFMT Campus Várzea Grande marcou presença com um grupo de onze pesquisadores e pesquisadoras do Ensino Médio no WorkIF Pesquisador 2019, realizado na cidade de Sorriso, de 25 a 27 de novembro.

Foram expostas e debatidas várias pesquisas: "Alterações ambientais globais e ensino de geografia", coordenada pelo professor João Vitor Gobis Verges e com os bolsistas Ivynny Aldnir Almeida Viana e Flávio Fernades Gonçalves; "Tempos Líquidos: Uma visão sobre escola e futuro à luz das teorias de Zygmunt Bauman", coordenada pelo professor Fábio Mariani e apresentada pelos estudantes Augusto César Marconcini Soares Santos, Flávio de Oliveira Marques Júnior, Luiz Antônio de Figueiredo Pinto, Rodrigo Fábio de Lima Amorim e Tulyo Quirino de Castro Alves; e, por fim, "Roteirizador de entregas da Coopercentral com uso de pesquisa operacional no Excel", com os bolsistas André Vinícius Prado, Kérolayne Guimarães e Flávio Paixão Júnior, coordenado pelo professor João Bosco Beraldo e tendo como colaborador o professor Emerson Dutra.

Para a professora Lívia Fioravanti, foi uma "excelente oportunidade para nossos estudantes debaterem as pesquisas que desenvolvemos em nosso campus. Todos expuseram muito bem, sabendo transmitir o rigor científico e a seriedade na construção do conhecimento que tiveram no decorrer de um ano". "Participar de Iniciação Científica já no Ensino Médio contribui para um amadurecimento tanto acadêmico quanto pessoal de nossos estudantes, em um processo formativo que contribui para cidadãos mais conscientes e críticos", complementa.

Para o pesquisador de Ensino Médio, Adryan Ryan Almeida, que integra um projeto coordenado pela professora Sandra Maria de Lima, com colaboração da arquiteta Hellyda Queiroz, participou como ouvinte do evento: "Poder ter participado do Workif Pesquisador foi uma das melhores experiências que tive dentro do IF, na qual pude ver a interação entre alunos e professores de diversos outros campi sendo realizada através de pesquisas e projetos de extensão, os quais são inovadores e fascinantes ao mesmo tempo e mostram as oportunidades que a nossa instituição nos proporciona e o incentivo à pesquisas para aprimorar o conhecimento e ampliar as atividades práticas aprendidas dentro da sala de aula. Foi muito gratificante poder ter representado a escola no evento".

Já para André Vinícius Prado, "participar do Workif pesquisador é uma oportunidade de conhecermos os diversos projetos desenvolvidos dentro do IF em suas diversas temáticas e áreas de atuação. Para mim, como pesquisar, é muito gratificante poder representar o nosso campus nesse evento, além de poder transmitir o que foi desenvolvido e os resultados obtidos no projeto ao qual eu participo", explicou.

Os estudantes-pesquisadores já se preparam para elaborar os artigos completos e apresentarem na Jenpex do campus, que será realizada em maio de 2020, e contará com diversos trabalhos de pesquisa e extensão do IFMT e de outras instituições.