IFMT apresenta projetos de pesquisa e inovação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado por: Reitoria / 13 de Outubro de 2016 às 20:25

No período de 17 a 20 de outubro de 2016 acontece em todo o País a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano abordará o tema “Ciência alimentando o Brasil”. Com objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, a iniciativa possibilita que quaisquer instituições brasileiras possam promover atividades de divulgação científica, que possam motivar e discutir as implicações sociais da Ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Em Mato Grosso, será realizado um grande evento na Arena Pantanal, em Cuiabá, capital do Estado. A programação conta com exposição dos projetos da VIII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; Exposições de Instituições parceiras do evento – UNEMAT; IFMT; UFMT; SENAI; SESI; FAPEMAT; Instituto Jovem Empreendedor; MT Criativo; ARPEP; Polícia Militar; experimentos científicos como Planetário Digital, Óculos de Realidade Virtual, Robótica, Campeonato de Games, Fab Lab Concept; e exibições de vídeos relacionados ao tema do evento.

O IFMT - Instituto Federal de Mato Grosso estará presente ao evento com docentes e alunos, apresentando suas pesquisas e projetos de inovação, como por exemplo, o projeto "Maletas Culturais", do Campus Sorriso, orientado pelas professoras Silvia Mara Davies e Lucinéia Rosa Soares, e que conta com os alunos Lucas Henrique Gomes Ferreira e Jhene Xahiane Guilland Kopp; este projeto já foi vencedor do WORKIF e teve destaque no principal jornal impresso do Estado.

Na área de robótica, o IFMT apresentará o projeto "Clube de Robótica do Campus Primavera do Leste", coordenado pela professora Gabriela Jordão Lyra; e o projeto "Robótica no IFMT do Grupo PET AutoNet", coordenadodo pelo professor Ronan Marcelo Martins.

O IFMT apresenta ainda o projeto de inovação "Fabricação de Próteses com Inpressora 3D", de autoria do professor André Luis Bathista e com os alunos Lucas Guilherme da Silva Santos e José Ribeiro dos Santos; já o projeto "Protótipo de Irrigação de Baixo Custo" vem do Campus Bela Vista, coordenado pelo professor Edgar Nascimento.

Já do Campus Juína, o IFMT traz o projeto "Astronomia sob o céu do IFMT – Campus Juina", coordenado pelos professores William Douglas Rodrigues de Jesus e Marcelo Henrique Wich Ferreira, com os alunos Douglas Rosa de Oliveira e Karolayne Franciane da Silva Bento. Do Campus Pontes e Lacerda vem o projeto "Show de Física", dos profesoreso Stefano Teixeira Silva e Adriel Martins Lima.

O horário de visitação será das 19 às 22 horas na abertura do evento, 17 de outubro; e das 8 às 22 horas, nos dias 18, 19 e 20 de outubro. A Arena Pantanal está localizada na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n, no bairro Verdão.

Veja anexo a programação do evento.