IFMT-Bela Vista conquistou 1º e 2º lugar na Feproquim e 3º lugar na Iniciação Científica no 55º Congresso Brasileiro de Química

Publicado por: Reitoria / 8 de Dezembro de 2015 às 11:21

O IFMT-Campus Bela Vista conquistou o 1º e 2º lugar na Feira de Projetos de Química (FEPROQUIM) e o 3º lugar na XXVIII Jornada Brasileira de Iniciação Científica, no 55º Congresso Brasileiro de Química, realizado de 02 a 06 de novembro, em Goiânia (GO).

O professor do IFMT-Bela Vista, Luiz Both, destacou que o campus tem a tradição de participar com muitos trabalhos na Feproquim e pela primeira vez conseguiu um prêmio na categoria de Iniciação Científica. “Todos os anos participamos do Congresso Brasileiro de Química e o IFMT-Bela Vista sempre forma uma caravana. Este ano tivemos 75 congressistas do IFMT, UFMT e Unemat no evento com 51 trabalhos apresentados” destacou Luiz Both que coordenou a equipe de Mato Grosso das Instituições de Ensino Superior (IES) no Congresso.

O projeto “Aplicativo Orgânica Fácil” conquistou o primeiro lugar na Feproquim, no qual utiliza a tecnologia da informação associado à aprendizagem em Química Orgânica, no qual formulou um programa de computador que contém um relatório com instruções relacionadas à nomenclatura de Química Orgânica, além de um acervo de dados com as principais funções e formulas químicas utilizadas na área.

O estudante do 7º semestre do curso técnico integrado em Química, Jean Junior Gomes Dias, ressaltou que ideia do aplicativo surgiu em sala de aula na matéria de Química Orgânica. “Identificamos a dificuldade de encontrar  alguns materiais sobre o assunto na internet e acabamos nos deparando com diversas estruturas desatualizadas. A partir daí, vimos a necessidade de criar uma ferramenta que nos auxiliasse no ensino”, destacou o aluno Jean Dias.

Ele salientou ainda que a equipe juntamente com os professores orientadores, Aurélio W. Peixoto Cavalcante e Luis Both, pretendem encaminhar o projeto para uma revista especializada e até gerar uma patente do programa de computador.

O segundo lugar na Feproquim ficou com o projeto “Barra alimentícia a partir do aproveitamento de frutos do cerrado” dos alunos do IFMT-Bela Vista que utilizaram a castanha da Bocaiuva e o extrato do óleo da semente de manga, juntamente com gergelim, melado e aveia.

“Nossa intenção foi reutilizar esses produtos que ninguém usa, como a castanha da bocaiuva e o extrato do óleo da semente de manga. A barra alimentícia não possui nenhum conservante e aromatizamente, e possui uma duração de 30 dias na geladeira. Constatamos que a barra alimentícia possui as vitaminas A, B6 e C. Observamos também que o custo de produção da barra foi de R$ 0,25 centavos de produção, o que consideramos baixo”, conta o estudante Yuri Milhomem, do 6º semestre do curso técnico integrado em Química.

Ele finalizou dizendo que a turma juntamente com a orientadora, Elaine R. C Viana, pretendem transformar o trabalho em um artigo científico e publicar numa revista.

O terceiro lugar na XXVIII na Jornada Brasileira de Iniciação Científica em Química ficou com o projeto “Paçoca de soja enriquecida com linhaça”, do aluno do curso de Engenharia de Alimentos, Wilian Pinheiro Soares, no qual foi desenvolvido um produto que tivesse propriedades funcionais e uma sobremesa similar à paçoca de amendoim.

O estudante Willian Soares disse que o IFMT conquistou pela primeira vez essa colocação em projetos de iniciação científica. Ele ressaltou que o projeto já conquistou o terceiro lugar na categoria Ciência e Tecnologia de Alimentos, no Prêmio da Nestlé e o 1º lugar no Workif, na categoria preferência popular.

A coordenadora do curso técnico integrado em Química, Lisandra Abreu Ney, destacou que o resultado positivo do campus com medalhas de ouro, prata e bronze é por conta dos alunos se relacionarem bem com o ensino, a pesquisa e a extensão. “Em nosso quadro de docentes, 80% são mestre e doutores, que propiciam condições aos alunos desenvolverem trabalhos de  pesquisa com qualidade. Um exemplo disso da nossa qualidade no ensino, é que fomos consagrados como melhor escola pública no INEP pelo segundo ano consecutivo. Comprometimento é a palavra-chave para o sucesso dos nossos alunos e professores, como da equipe pedagógica, dos gestores e técnico-administrativos”, finalizou Lisandra Ney.

Ascom/Reitoria/IFMT