início do conteúdo

IFMT Cáceres lança Clube do Livro

Publicado em: Campus Cáceres / 6 de Março de 2019 às 16:20

Com o objetivo de estimular o hábito e o gosto pela leitura, docentes da área de linguagem do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo criaram o clube do livro. Aberto inicialmente à participação de toda a comunidade interna e com perspectiva futura de ações extensionistas, o projeto disponibiliza no saguão do prédio central do campus obras de diversos tipos, gêneros e estilos. O acervo adquirido em campanha de doação entre docentes, discentes e colaboradores externos, além de clássicos literários, com obras de ficção, romance, comédia, dispõe de informativos e livros de diversas áreas do conhecimento.

"Os livros estarão disponíveis aqui no pátio às quintas-feiras para todas as pessoas da comunidade do IFMT. Daqui renderão muitas leituras, muitos debates, muitas discussões e principalmente o prazer por ler”, afirma a professora Maribel Chagas de Ávila uma das idealizadoras do projeto organizado em conjunto com as professoras Claudinéia de Assis Maldonado, Denise Dalmas Rodrigues e Inêz Aparecida Deliberaes Montecchi e os professores João Vanes da Silva Tobias, Luciano Paulo da Silva e Marcos Aparecido Pereira.

Além do convite cotidiano à leitura, a ação promove autonomia, liberdade e autogestão no processo de empréstimo e devolução das obras com o registro em caderno de anotação feito por cada leitor ou leitora.

No decorrer do projeto serão realizados espaços de socialização das impressões da leitura anotadas pelos participantes em mural no campus e em encontros presenciais. O clube do livro será também cenário para a difusão de textos autorais.

"A ideia é despertar o interesse pela leitura, a vontade de ler. Queremos também que, até o final do ano e na sequência do projeto, a gente tenha aqui a presença de muitos textos de vocês", afirmou a professora Inêz Montecchi, durante o lançamento do clube na última semana.  

Na ocasião, o saguão do campus deu vida a cantinhos de leitura com tapetes espalhados e jovens desvelando as obras, silenciosamente na leitura individual ou partilhando com colegas indicações e descobertas. Nesse espaço, além da exposição e disponibilização de livros e revistas, os docentes organizadores do projeto declamaram poesias de autoria de jovens alunas e alunos do campus. Entre as produções foram socializadas as poesias das alunas, Anabelly Matos com o título "O romântico poeta que amava amar", Débora Galeano com "Você olhou o mundo lá fora?" e Gabi Pagung com "A gente cansa sabe?", e dos alunos, Carlos Correa com o título "Lendo..." e Joaquim Passos com "Perdição III" e “Passando”.

Para o aluno-poeta Joaquim Passos, 15 anos, a poesia chega “de modo mais fácil”. Ao referendar a natureza viva, espontânea e subversiva da poesia que nas palavras de Ferreira Gullar “quando chega não respeita nada”, Joaquim destaca também a importância da leitura para melhorar a forma da escrita. “Eu sempre tive ideias do que escrever, mas não sabia muito bem como, então comecei escrever poesia porque, para mim, ela vem mais fácil. Esse ano eu queria ler muito mais para poder escrever melhor", afirma Joaquim parabenizando a ideia do clube do livro como forma de estimulo à leitura e às produções textuais.

 Acesse álbum de fotos da abertura das atividades 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT