IFMT - Campus Alta Floresta participa da XII Jornada Nacional de Foguetes de garrafa PET.

Publicado em: Campus Alta Floresta / 1 de Novembro de 2017 às 14:14

A equipe Avuano, ganhadora da III Mostra de Foguetes de garrafa Pet do IFMT - Campus Alta Floresta, participou entre os dias 23 a 26 de outubro da XII Jornada de Foguetes, que aconteceu em Barra do Piraí no estado do Rio de Janeiro. A jornada contou com a participação de 47 equipes de todas as regiões do Brasil, as quais apresentaram foguetes de garrafa Pet e bases de lançamento dos mais variados tipos e modelos.

A equipe de Alta Floresta, formada por Ricarco Ansolin Martins da Silva, Ana Vitória Dubiani Rezende e Estéfane Regina Konrathe, executou o lançamento de dois foguetes construídos a partir de garrafas Pet de 600 ml. O primeiro lançamento foi fantástico, o alcance do foguete foi de 110 metros e ganhou uma altura surpreendente o que caracterizou um lindo voo, principalmente pela estabilidade. O vento no sentido oposto pode ter sido determinante para que o lançamento não tivesse tido um alcance maior. Já no segundo lançamento, a equipe optou por uma estratégia mais ousada e pressurizou o foguete ao máximo da capacidade da garrafa, cerca de 220 psi de pressão. O excesso de pressão pode ter sido a causadora da desestabilização sofrida pelo foguete logo na saída da base de lançamento, o resultado foi um voo instável e rasante o qual acertou o barranco localizado a esquerda da pista de lançamento.

A execução dos lançamentos efetuados pela equipe de Alta Floresta foi excelente. Os mesmos seguiram à risca os protocolos de segurança exigidos pela organização do evento e mostraram pleno domínio das operações realizadas dentro da raia de lançamento. A equipe estava muito preparada e este preparo, com certeza, é reflexo da mostra de foguetes realizada no IFMT - Campus Alta Floresta, pois além de servir como classificatória para etapa nacional, fornece também uma boa experiência para esta competição.

A Jornada de Foguetes destaca-se pelo clima de união e cooperação entre as equipes. O principal objetivo da jornada não é a competição em si, mas sim a troca de conhecimento entre professores e alunos das diferentes equipes com o intuito de alavancar os conceitos científicos e tecnológicos que envolvem a atividade de lançamento de foguetes. Cabe ressaltar também que o evento não se restringe apenas a lançar foguetes construídos com PET, mas também oferece uma gama de palestras a respeito da importância da pesquisa envolvendo a tecnologia de lançamentos de foguetes.