início do conteúdo

IFMT- Campus Avançado Lucas do Rio Verde participou do Programa Consciência Cidadã do TCE-MT

Publicado por: Reitoria / 10 de Março de 2017 às 12:00

O programa reuniu mais de 300 cidadãos luverdenses para debater controle social

Mais de 300 pessoas atenderam ao chamamento do Tribunal de Contas de Mato Grosso e lotaram o Deseo Clube, em Lucas do Rio Verde, na noite desta quarta-feira (08.03), para participar do Programa Consciência Cidadã, que tem por finalidade estimular os cidadãos a exercerem o controle social. O IFMT-Campus Avançado Lucas do Rio Verde foi um dos convidados a participarem do evento, sendo representado pelo diretor geral, João Vicente Neto.

A coordenadora do Consciência Cidadã, secretária de Articulação Institucional do Tribunal de Contas, Cassyra Vuolo, ressaltou a importância da iniciativa para a formação de um cidadão participativo. Lembrou ainda que a sociedade deve acompanhar como os recursos públicos estão sendo aplicados e que este é um bom momento para a mudança de postura, em razão de prefeitos e vereadores estarem iniciando uma nova gestão.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Flori Luiz Binotti, reforçou a necessidade de ampliar a participação popular na gestão pública, a fim de melhorar a qualidade das políticas públicas e até evitar que os gestores cometam erros, por inexperiência ou desconhecimento. Binotti anunciou que irá reforçar a Ouvidoria Municipal, para que ela se torne mais eficiente como canal de comunicação com a sociedade.

Representante da sociedade civil no encontro, o professor e diretor do IFMT de Lucas do Rio Verde, João Vicente Melo, elogiou a atitude positiva do TCE de buscar a interlocução entre os representantes dos poderes e a comunidade e salientou que exercer o controle social é uma responsabilidade da sociedade, que deve estar preparada para cumprir seus direitos e deveres.

Para obter mais conhecimento e se aperfeiçoar no trabalho, a servidora pública municipal Sirlei Amaro da Silva foi uma das primeiras a chegar ao Deseo Clube. Ela estava ansiosa para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas e poder auxiliar mais o cidadão em suas demandas. Sirlei estava acompanhada da filha de 12 anos, Bianca da Silva Alves, que sonha em ser juíza e gosta de saber tudo o que está acontecendo na cidade.

Também ansioso pelo início do debate estava o chacareiro Nelson Kafer, presidente do Clube de Idosos de Lucas. Nelson quis conhecer de perto o trabalho do Tribunal de Contas e saber como colaborar para melhorar a gestão pública do município. "Todos estão cansados de tanta corrupção, está faltando honestidade e transparência", frisou.

O debate contou com a presença do presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim; do conselheiro substituto Luiz Henrique Lima; do procurador de contas Willian de Almeida Brito, do promotor de Justiça Francisco Gomes Júnior; e do juiz diretor do Foro da comarca, Cássio Luís Furim. A mediação ficou por conta da coordenadora do Consciência Cidadã, Cassyra Vuolo.

Crédito: Assessoria de Imprensa do TCE-MT com informações da Ascom/Reitoria

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT