início do conteúdo

IFMT-Campus Barra do Garças completa 10 anos de atividades

Publicado por: Campus Barra do Garças / 5 de Abril de 2021 às 07:04

O IFMT-Campus Barra do Garças completou 10 anos de atividades no dia 04 de abril de 2021. E durante esses anos foram muitos os desafios, superações e conquistas, tanto para os alunos, como também para os servidores e a comunidade local. Destacamos a seguir alguns depoimentos de pessoas que fizeram parte ativa dessa história: o aluno egresso Marcel Bueno Santana Junior, o professor André Hippler e a técnica administrativa Mirian Souza.

Marcel Bueno Santana Junior (aluno egresso)

Uma das pessoas que passaram nesses 10 anos pelo campus Barra do Garças foi o aluno egresso Marcel Bueno Santana Junior. Ele fez parte da segunda turma do curso técnico em Alimentos, no ano de 2012/2015, em seguida se graduou no curso de Engenharia de Alimentos pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), e atualmente é mestrando, também na área de engenharia de alimentos na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). “O curso técnico em Alimentos foi muito importante para mim. Foi a partir dele que eu me descobri no mercado de trabalho. Ampliei os meus horizontes, tive uma bagagem de conhecimento muito boa que consegui aproveitar, tanto na graduação quanto nas minhas experiências na indústria onde trabalhei (Marcel trabalhou na empresa JBS, na área de garantia de qualidade). E foi uma experiência muito boa, o curso técnico em Alimentos foi inspirador. E a partir dele eu aprendi muita coisa, descobri um sonho e eu me realizei profissionalmente” pondera Marcel.

André Hippler (professor)

Um dos primeiros servidores a fazerem parte do Campus Barra do Garças foi o professor de geografia André Hippler. Ele foi o primeiro servidor lotado no campus a tomar posse. “Quando eu cheguei já havia uma equipe com direção-geral, direção de ensino, direção administrativa e coordenação pedagógica, que foram designados pelo reitor para proceder com a implantação do campus. Eu fui um dos primeiros servidores, juntamente da professora Rosana Sorbille e o professor André Abade. Fomos os primeiros nomeados pelo diário oficial da união para assumir nossas vagas conquistadas por meio de concurso público. Lembro que eu e a professora Rosana fomos os primeiros a passar pelo processo de posse em Cuiabá. E como a ata de posse é em ordem alfabética, eu fui realmente o primeiro servidor a tomar posse no campus, pois os anteriores eram provenientes de outros campi, principalmente do campus Cuiabá”.

“Após essa pequena explicação, eu gostaria de dizer que sinto muito orgulho de ter sido o primeiro servidor efetivado do campus. Por incrível que pareça, hoje eu sou o único dos atuais servidores que esteve presente na aula inaugural ocorrida nas dependências da UFMT-campus Araguaia, em 4 de abril de 2011. Além de orgulhoso, sinto muitas vezes uma responsabilidade em não deixar nossa história morrer, pois, já acompanhava o processo de implantação do campus mesmo antes de ser efetivado, por acreditar na importância da instituição nas nossas três cidades e para toda a região do Araguaia. No que depender de mim, e se Deus assim permitir, vou ajudar a contar a história do IFMT-Campus Barra do Garças durante muito tempo ainda” discorre o professor Hippler.

Mirian Souza (técnica administrativa)

A servidora e atual chefe de gabinete, Mirian Souza, também faz parte dos pioneiros do campus Barra do Garças. Segundo Mirian, os primeiros anos foram complicados, mas com o tempo o campus evoluiu. “No ano de 2011 fui chamada para trabalhar no IFMT, porém a sede ainda não estava pronta, ficamos por alguns meses ocupando algumas salas emprestadas na UFMT – Campus do Araguaia, foi uma época bem difícil, não havia uma estrutura suficiente para todos nós, e éramos poucos servidores. Em 2012 fizemos a mudança para o nosso Campus, a obra ainda não estava completamente pronta, a empreiteira contratada continuava fazendo o serviço, não tínhamos contrato de limpeza, nós que fazíamos a limpeza e a organização do espaço que trabalhávamos, mas mesmo com todas essas dificuldades me sentia feliz como profissional, pois já estávamos na nossa casa e as coisas com o tempo foram se organizando, novos servidores foram chegando, mais alunos entrando, a estrutura melhorando. Percebo que a cada ano o Campus está mais estruturado e organizado”.

“Durante esses quase dez anos, sempre dediquei muito ao meu trabalho, cresci profissionalmente, sou reconhecida por essa comunidade escolar, tenho muito orgulho fazer parte desta família e imagino que daqui a mais dez anos estará ainda melhor” enfatiza a servidora Mirian.

Sobre o IFMT-Campus Barra do Garças

O Campus Barra do Garças nasceu do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica – Fase II do MEC/SETEC em 2007. Em junho daquele ano foi firmado o Termo de Parceria entre as Prefeituras de Barra do Garças-MT, Aragarças-GO e Pontal do Araguaia-MT, implantando a unidade polo da Rede de Educação Federal, para atender às demandas regionais do Médio Araguaia. O início das atividades didáticas no Campus se deu em 04 de abril de 2011, oferecendo inicialmente os cursos: Técnico Integrado em Controle Ambiental, no período diurno, e Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática, no período noturno.

Devido às obras de adequação dos prédios da antiga Escola Agrícola municipal, as atividades iniciaram-se em um espaço cedido pela Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Araguaia, em Barra do Garças. E no dia 14 de março de 2012, ocorreu a mudança para o espaço físico da antiga Escola Agrícola, já adaptado às necessidades do Campus Barra do Garças do IFMT.

Em 2012, foram implantados novos cursos integrados ao Ensino Médio: o Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, e o Curso Técnico em Comércio integrado ao Ensino Médio. Na modalidade subsequente, foram criados os cursos de Secretariado e Manutenção e Suporte em Informática.

Atualmente o Campus Barra do Garças oferece os cursos técnicos em Administração, Agropecuária, Controle Ambiental e Informática, e o curso superior em Tecnologia em Gestão Pública. O campus conta com 39 servidores técnicos administrativos e 44 docentes. E possui uma estrutura com 16 blocos, 14 salas de aulas e 8 laboratórios.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT