IFMT-Campus Barra do Garças realizou a sexta edição da Jornada de Ciência e Tecnologia

Publicado por: Campus Barra do Garças / 3 de Setembro de 2019 às 10:36

Com o tema: Conexões: Educação e Trabalho, a VI Jornada de Ciência e Tecnologia do IFMT – Campus Barra do Garças, realizada nos dias 26 a 31 de agosto, apresentou à comunidade de Barra do Garças experimentos científicos, minicursos, palestras, feira agroecológica, apresentações culturais e diversas outras atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão.

A Jornada teve início na segunda (26/08) e contou com a presença do Reitor Willian de Paula, que discorreu sobre Conexões: Educação e trabalho, que era o tema dessa jornada. Ele destacou a importância do evento para a comunidade: “A nossa preocupação é que cada campus realize esse momento de diálogo de ensino, pesquisa e extensão, principalmente que envolva a comunidade externa, para que cada vez mais ela conheça as atividades realizadas dentro do campus”.

A III Feira de Ciências apresentou aos visitantes mais de 60 experimentos científicos /tecnológicos produzidos pelos estudantes. Além de desenvolver os trabalhos, os alunos explicaram as teorias aplicadas nas experiências. Dentre os experimentos podem-se destacar: reações químicas, utilização da placa de Arduíno em vários deles e soluções práticas para os problemas do cotidiano. Dentre os experimentos, 23 foram selecionados para serem expostos na I FECIBARRA Feira de Ciências da UFMT.

Também foram enviados mais de 60 resumos para Jornada Científica e 58 foram selecionados para serem expostos na modalidade banner. Tanto a comunidade interna quanto a externa participaram desta ação, alguns com trabalhos inovadores.

A comunidade local pôde saber mais sobre os cursos oferecidos pelo IFMT-Campus Barra de Garças na III Mostra de Cursos, onde os coordenadores explicavam detalhes sobre as atividades aprendidas durante o curso e os monitores apresentavam aos visitantes as estruturas do Campus, dando destaque aos laboratórios de Química, Física, Alimentos e Informática.

Na II Mostra de Arte e Cultura os presentes puderam prestigiar cinquenta e oito trabalhos artísticos dos diversos talentos dos estudantes que apresentaram danças, poesias, show musical e teatro. Foram selecionados 25 alunos para participarem da 2ª edição da Mostra de Arte do IFMT – Marte.

Uma das novidades dessa jornada foi a inclusão de jogos eletrônicos (e-Sports) por meio do jogo Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), jogo eletrônico muito popular entre os cyber-atletas, que promove o trabalho em equipe e a colaboração entre os competidores. Ao todo foram 8 times com 5 jogadores em 3 dias de competição, que foi transmitida ao vivo.

A I SEMAAIF (Semana de Meio Ambiente e Agroecologia do IF) além de oficinas e palestras, levou para a comunidade à Feira Agroecológica, que ocorreu na praça Sebastião Junior, com atrações musicais, assentados da reforma agrária e produtores locais, artesanato xavante e venda de produtos orgânicos, doces, pães, encerrando assim a VI edição da Jornada de Ciência e Tecnologia do IFMT – Campus Barra do Garças.

Segundo o professor Ângelo Florentino, responsável pela VI Jornada, o evento teve um crescimento em relação aos outros anos: “Houve uma produção maior no eixo de ensino, pesquisa, extensão e inovação, em consequência uma maior visibilidade demonstrando que o IFMT cumpre de forma ampla e profunda o seu aspecto social com educação de qualidade e gratuita”.

diretor-geral, o professor Leandro Miranda, avaliou postitivamente as atividades da jornada: “Destaco o envolvimento dos docentes, técnicos administrativos e dos alunos, desde o preparo dos trabalhos para a III Feira de Ciências, III Mostra de Cursos e a II Mostra de Arte e Cultura. Destaco também o apoio da PROEX (Pro-reitoria de Extensão) e da PROEN (Pro-reitoria de Ensino), assim como do reitor Willian de Paula, na realização do evento. Com a sexta edição da jornada, mais uma vez o IFMT-Campus Barra do Garças mostra a sua força para o desenvolvimento científico e tecnológico da região.