IFMT Campus Bela Vista sedia capacitação sobre indicadores de políticas de Educação Ambiental

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 16 de Outubro de 2019 às 15:30

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista sedia nesta terça e quarta-feira (15 e 16) uma capacitação sobre Indicadores de Políticas Públicas voltadas para a Educação Ambiental. O evento é uma realização da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), da qual o IFMT tem espaço de representação.

O curso é ministrado pela Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea), que apresentou aos 86 participantes os 27 indicadores desenvolvidos para o acompanhamento das políticas públicas voltadas para a área desenvolvidas no país. “Estes indicadores foram lançados em dezembro de 2018. Estamos agora mobilizando todos os setores do país ligados ao tema para se utilizarem destes dados com o intuito de aprimorar o acompanhamento das ações governamentais relativas à Educação Ambiental”, destacou Maria Henriqueta Andrade, uma das palestrantes. Também fizeram palestras as representantes da Anppea, Raquel Trovareli e Semirames Biassoli.

Henriqueta destacou que o conhecimento destes indicadores é importante para os próximos passos da articulação que pretende lançar em dezembro a Plataforma MonitoraEA, uma plataforma digital nacional para o monitoramento e a avaliação de políticas e projetos de Educação Ambiental. “Neste sistema o usuário terá acesso a todos os indicadores para revisar estratégias e identificar desafios e oportunidades para o fortalecimento das políticas”, disse.

Para o diretor-geral do Campus Cuiabá-Bela Vista, Deiver Teixeira, os debates propostos no evento vêm ao encontro dos trabalhos desenvolvidos pelo Campus na área do Meio Ambiente. “Estamos de portas abertas para iniciativas como estas, uma vez que temos nosso foco na produção de conhecimento voltada para a preservação ambiental e desenvolvimento sustentável”.