início do conteúdo

Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo realiza evento "Gênero, Sexualidade e Educação: Importantes demandas para o século XXI"

Publicado por: Campus Cáceres / 12 de Setembro de 2017 às 09:57

Nesta terça-feira (12/09), o Campus Cáceres receberá em seu novo auditório, a conferencista, professora Dra. Ana Maria Marques (UFMT) com a instigante temática “HISTÓRIA DO MOVIMENTO FEMINISTA; EPISTEMOLOGIA FEMINISTA E ESTUDO DE GÊNERO; VIOLÊNCIA, VITIMISMO E PATRIARCADO; GÊNERO E INTERSECCIONALIDADE”.

Conferência esta que marca o encerramento do evento/Curso “GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: Importantes demandas para o século XXI”, evento este proposto com a finalidade de dar visibilidade às ações extensionistas do IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo bem como, criar espaços de debates de tão importantes temas, chamando para dentro de suas instalações, vários outros/as interlocutores/as para a socialização da polifonia de vozes que se faz presente nas pesquisas de cada palestrante que aqui se fez e/ou se faz colaborador intelectual.

Desde o dia 11 de agosto, quando iniciaram as atividades, passaram pelo Campus inúmeros profissionais importantes que culminaram com o êxito deste Evento/Curso. Um exemplo disso, foi a primeira palestra com o Prof. Me. Clementino N. Sousa (UNEMAT), com a temática "WhatsApp: Pornografia e Erotismo no Século XXI", onde abordou-se a heteronomatividade que rege nossa sociedade, tomando como referência os conteúdos e discursos que circulam nos grupos masculinos de WhatsApp, nesta palestra houve a presença de 89 pessoas.

No segundo encontro com uma plateia de mais uma centena de pessoas estiveram nas duas palestras, na mesma tarde, a mestranda Márcia R. Souza (UNEMAT), com o tema "É difícil ser mulher, ser pobre e ser negra", abordando pela perspectiva teórica da Análise de Discurso, a constituição de sentidos relacionados a hiper sexualização da mulher negra e a padrões estéticos, a partir dos chamados "Shows Tipo Exportação" que ocorreram no Brasil a partir da década de 1960 do século XX. E o Prof. Me. Rubens Gomes Lacerda (UNEMAT) com o tema "O Brasil tem um grande passado pela frente" que abordou a constituição da sociedade patriarcal a partir da obra do autor, Gilberto Freire.

No dia 02 de setembro, no terceiro encontro com toda a animação característica do grupo GEPRER AFROESCOLA (Escola Estadual Dr. José Rodrigues Fontes), compartilhando vivências e experiências nas lutas diárias por um mundo mais diverso.
Ao receber a Dra. Ana M. Marques para a quarta etapa, a Comissão Organizadora encerra o curso "felicíssimos por terem atingido todos os objetivos. Desde já, convidamos e agradecemos a todos/as que puderem comparecer".

Fotos: Oscar Ortega e Natanael

 

PARA MAIS FOTOS, VEJA O ALBÚM COMPLETO https://photos.app.goo.gl/o69Uua8ZtGaUa95W2

 

Ralacionados: https://cas.ifmt.edu.br/conteudo/evento/genero-sexualidade-e-educacao-importantes-demandas-para-o-seculo-xxi/

Marcadores: genero-sexualidade

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT