IFMT campus Campo Novo do Parecis organiza Live sobre Ensino remoto para alunos surdos

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 18 de Março de 2021 às 09:10

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Campo Novo do Parecis está elaborando uma Live para orientação dos profissionais da educação, tanto internos como das redes municipal, estadual e privada, acerca das necessidades educacionais especiais dos estudantes surdos no contexto do ensino remoto emergencial.

No dia 22 de março, às 19h, será realizado um encontro virtual, com o tema “Ensino remoto para alunos surdos: relatos de experiências do IFMT Campus Campo Novo do Parecis”.

A mediação da Live será feita pela professora de Língua Brasileira de Sinais, Josiane Santiago de Lima, tendo como convidados as professoras Simone de Miranda, Regina Oléa e Márcia Becker, o aluno surdo Ed Reger e as Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do campus, Alessandra Leite, Cláudia Aline e Veruska Rafaela.

Segundo Josiane, desde o ano passado já estão sendo realizadas ações inclusivas. Dentre elas, se destaca a aprovação de um projeto de extensão que visava ensinar Libras a partir do uso de tecnologias (computadores e programas) para professores e demais funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

(APAE). “Em nossos projetos, temos priorizado fortalecer os conhecimentos acerca da pessoa surda junto aos profissionais da educação, pois reconhecemos a importância de saberem o básico da comunicação em Libras, assim como diferentes estratégias de ensino a pessoas que aprendem visualmente”.

Porém, Josiane destaca que, com a impossibilidade de executar atividades presenciais, o projeto original ficou inviável. Foi então surgiu a ideia da Live, mantendo como foco a formação de professores e demais personagens da educação. “Acreditamos que o compartilhamento de experiências contribui para o enriquecimento das práticas diárias em sala de aula, especialmente agora em que tais ambientes são virtuais e ainda não temos muita intimidade com essa modalidade de trabalho”, justificou ela.

Os interessados em participar da Live deverão se inscrever pelo link: https://gg.gg/formacaoprofcnp1. Haverá certificação aos participantes.

A transmissão da Live será ao vivo no dia 22 de março de 2021, a partir das 19h, pelo canal oficial do campus no YouTube: https://www.youtube.com/user/ifmtcnp.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis