IFMT - Campus Cuiabá - Bela Vista promove terceira edição da Gincana BLVerde com foco no combate ao aedes aegypti

Publicado por: Reitoria / 22 de Fevereiro de 2016 às 14:51

O IFMT - Campus Cuiabá - Bela Vista promoveu no dia 19 de fevereiro, o início da terceira edição da Gincana BLVerde, com objetivo de promover a sensibilização da sociedade para a importância da reciclagem e sustentabilidade. Neste ano, os alunos participantes realizaram ainda ações de conscientização sobre o problema da proliferação de focos e criadouros do mosquito aedes aegypti e suas consequências, como a disseminação de doenças como a dengue, chikungunya e zika.

O dia 19 de fevereiro foi marcado por ações de combate ao mosquito aedes aegypti nas escolas de todo o País, promovido pelo Governo Federal e Ministério da Educação. Chamado de "Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika", nesta data foram realizadas pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), ações como palestras, panfletagem e audiências públicas. No Campus Bela Vista, a Gincana BLVerde teve como foco o combate ao mosquito aedes.

Acadêmica do curso de Gestão Ambiental e membro da organização da Gincana, a estudante Maria Vitória explicou que a Gincana, ao recolher embalagens vazias, promove também o combate ao aedes. "Esta ação de mobiliza e conscientiza a comunidade sobre a questão da reciclagem. Quando destinamos as embalagens de forma correta, consequentemente, elas não ficarão expostas na natureza e não se tornarão focos do mosquito", afirmou.

Participaram da ação todas as turmas de ensino médio integrado do Campus. Os grupos de alunos visitaram a comunidade do bairro Bela Vista e recolheram embalagens recicláveis, separadas pelos moradores ou dispostos de forma incorreta na natureza. Outra atividade realizada foi a panfletagem na rua de acesso ao Campus, com blitz educativa com os motoristas que trafegavam pelo local, com orientações sobre o combate ao mosquito aedes aegypti. Ao términos das atividades, os grupos entregaram suas coletas para contagem, mas o resultado final será divulgado após as ações do dia 4 de março, terceiro e último "Dia D" da Mobilização Nacional.

Nos dias 26 de fevereiro e 4 de março, as ações da Gincana seguem sendo realizadas, alcançando também os bairros vizinhos Novo Horizonte e 8 de abril. Com isso, a expectativa é de que sejam recolhidas mais de 7 mil peças que serão destinadas a reciclagem, como latas de alumínio, garrafas pet, embalagens plásticas de alta densidade, embalagens tetra pak e outros. "Nesta terceira edição da Gincana nossos alunos estão empenhados em orientar e conscientizara população sobre a importância da prática da coleta seletiva", disse a diretora geral do Campus, Suzana Aparecida da Silva.

O Campus Bela Vista possui a oferta de cursos em áreas como meio ambiente e gestão ambiental, o que ressalta a importância de suas ações nas nos temas relacionados à sustentabilidade. "Quando realizamos ações relacionados à sustentabilidade, reciclagem, com conscientização, sensibilização e prática, levamos benefícios à toda sociedade também na questão da saúde pública, como por exemplo, ao recolhermos as embalagens recicláveis e destinarmos de forma correta, combatemos o surgimento de focos do mosquito aedes aegypti", disse Washington Souza Nery, coordenador de extensão do Campus.