IFMT - Campus Tangará da Serra realizou lançamento da terceira edição dos Jogos do IFMT - JIFMT

Publicado por: Reitoria / 10 de Março de 2016 às 16:49

O IFMT - Campus Avançado de Tangará da Serra realizou na manhã desta quinta-feira (10/03), a cerimônia de lançamento da terceira edição dos JIFMT (Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso), programado para acontecer no município tangaraense, no período de 13 a 17 de junho. O evento teve a participação do pró-reitor de extensão do IFMT, Levi Pires de Andrade, e do diretor-geral do Campus, Gilcélio Luis Peres, que apresentaram à comunidade escolar uma placa de contagem regressiva para os Jogos, iniciando a contagem em 93 dias para sua abertura. Participaram ainda do lançamento, o secretário de esportes do município, Ademir Anibale; o diretor de extensão do IFMT, Elson Santana; e o professor de educação física e responsável local pelos Jogos, Donizeti Ferreira Barbosa Júnior.

A previsão é que sejam realizados 11 modalidades esportivas nos Jogos: atletismo, basquete, futebol, handebol, judô, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei, xadrez e natação. Com a expansão do Instituto, esta deve ser a maior edição dos JIFs, com a participação dos 18 campi em atividade. O pró-reitor de extensão, Levi Andrade, destacou o valor educacional dos Jogos e a integração que ele proporciona. "Este é um evento de dimensão nacional, pois começa nesta etapa estadual, depois teremos as etapas regionais e a nacional, com os melhores atletas e equipes de todos os IFs", afirmou. "Quanto a dimensão educacional, os Jogos permitem a integração entre estudantes e servidores de nossos 18 campi e também com a comunidade local, na medida que envolve entidades, escolas e secretarias, movimentando toda a comunidade", destacou o pró-reitor.

Diretor-geral do Campus Tangará da Serra, o professor Gilcélio Peres conclamou toda a equipe e estudantes do Campus a organizarem com grande ânimo este evento, afirmando ainda que a realização dos Jogos será um grande desafio. "Este evento celebra o esporte, mas também divulga o município e movimenta sua economia e só foi possível com apoio que estamos tendo da Pró-reitoria de extensão do IFMT e da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra", afirmou o diretor.

Para a organização do evento, foram montadas equipes de trabalho, com servidores e estudantes. O estudante Leonardo Andrade Souza, de 16 anos, do curso técnico de manutenção e suporte em informática, é um destes alunos envolvidos. Ele afirmou que estima a participação de 50 estudantes do Campus na organização e recepção dos mais de mil atletas previstos para participação nos JIFMT. "Estamos com grande expectativa, pois este é o maior evento já realizado em nosso Campus, que é novo, e nunca recebeu tantas pessoas de outros municípios, mas estamos empenhados em realizar uma grande edição dos JIFs", disse o estudante.

Participou também da cerimônia, o professor de educação física, Donizeti Ferreira Barbosa Junior, que destacou o caráter educacional dos Jogos e o "laboratório educacional" que ele pode ser para professores e alunos. "Os Jogos contribuem para a formação integral de nossos alunos, pois é uma oportunidade de interação, socialização e de se conhecer outras práticas, experimentar novas possibilidades. Nas competições esportivas, nós, professores de educação física, podemos trabalhar com nossos alunos os conceitos como vitórias e derrotas, superação, diversidade e trabalho em equipe", explicou o professor.

O representante da administração municipal, o secretário de esportes Ademir Anibale afirmou que a realização dos Jogos no município demonstra a representatividade do Campus e sua importância estratégica para a localidade. "Esta é uma oportunidade de, através do esporte e de um evento desta grandeza, trazermos estudantes de todo o Estado para que conheçam nosso município e disputem competições esportivas que os engrandecerão e também à Tangará da Serra", destacou o Secretário.

III JIFMT - Ainda no período da manhã desta quinta-feira (10/03), representantes da administração municipal, da Pró-reitoria de Extensão e do Campus Tangará da Serra visitaram as instalações dos locais que serão utilizados para os Jogos. As disputas do futebol serão realizadas no Estádio Municipal Mané Garrincha. Além deste, serão utilizados os seguintes locais de competição: Tangará Tênis Clube, Módulo Esportivo, Escola Estadual 29 de Novembro; e Vila Olímpica Rei Pelé.