IFMT de Campo Novo do Parecis realiza primeira reunião de pais e responsáveis de 2020

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 20 de Fevereiro de 2020 às 08:54

No último sábado, 15 de fevereiro, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Campo Novo do Parecis realizou a primeira reunião de pais e responsáveis dos alunos, visando aproximar as famílias, os professores e servidores da instituição.

Segundo a pedagoga do campus, Kesley Gomes Pedroso, melhorar a comunicação entre o Instituto e as famílias dos alunos é uma constante preocupação do IFMT e, para 2020, a ideia é tornar as reuniões de pais e responsáveis mais efetiva. “Queremos ter um contato mais próximo com os pais, não apenas entregar boletins. Vamos discutir temas relacionados ao desenvolvimento dos alunos, como bullying, adolescência, conflitos, dentre outros, transformando nossos encontros em conversas construtivas e esclarecedoras”, salientou.

Para Ginia Brito de Lima, professora de química do IFMT, esse encontro foi de grande importância, pois foi uma oportunidade da escola apresentar as metodologias e ações que estão planejadas para ocorrer durante o ano. “É muito valoroso ter essa aproximação com a família. Temos que ouvir cada um e acolher o que podemos fazer para sempre estar em evolução em prol dos alunos”, disse.

Na reunião os participantes receberem um boletim de avaliação dos pais, respondido pelos alunos, que atribuíram notas às atitudes de seus pais perante eles. “Ao propor essa atividade, tivemos a ideia de mostrar, de alguma maneira, como os filhos se sentem diante de algumas atitudes de seus pais, permitindo e instigando, inclusive, possíveis mudanças de comportamento”, complementou Kesley.

Durante a reunião a psicóloga do campus, Karine de Souza Santos, apresentou uma palestra sobre bullying e mencionou que os alunos trazem consigo uma bagagem composta de experiências vividas dentro e fora de casa e que a participação dos pais nas reuniões e no dia a dia de seus filhos é muito importante. “As reuniões são momentos dos pais acompanharem a vida escolar de seus filhos, suas dificuldades, seus avanços e estarem engajados nos meios de contribuir para a melhor aprendizagem de seus filhos”, finalizou Karine.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis