IFMT é credenciado para ofertar Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT

Publicado por: Reitoria / 29 de Setembro de 2017 às 15:50

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) está entre as 18 novas instituições credenciadas a ofertar o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) a partir de 2018/2. A publicação do resultado final das instituições contempladas pelo edital de seleção n 2º/2017 foi feita dia 20/09, pelo Comitê Gestor do programa. Atualmente, 401 alunos já iniciaram os estudos nos 18 polos distribuídos pelo Brasil.

Idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), o mestrado profissional tem o objetivo de proporcionar formação em educação profissional e tecnológica para contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento de pesquisas na área.

O programa é ofertado por uma rede de instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica e apoiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

As ações inicias da adesão do IFMT ao programa são resultado do trabalho integrado do pró-reitor de Pesquisa, professor Wander de Barros; do diretor de Pós Graduação, professor Rafael Lira; do diretor geral do Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, professor Cristovam Albano e da diretora de pesquisa, Inovação e Extensão (DPIEx), professora Valquíria Martinho, que, juntos, atuaram no alinhamento entre o ProfEPT e o IFMT - Cuiabá.

“Esse mestrado representa uma conquista para o Instituto, pois somos uma instituição centenária, mas que trabalha com pós-graduação há apenas sete anos. Tínhamos o desafio de elaborar uma proposta que aliasse capacitação de servidores e desenvolvimento institucional. Nos submetemos aos editais da Rede ProfEPT, atendemos aos critérios estabelecidos e conseguimos ser credenciados. Nossa alegria é a mesma de quem passa no vestibular,” comparou o diretor de Pós-graduação, Rafael Lira.

Os próximos passos para a implantação do mestrado profissional serão a qualificação para os gestores do programa no IFMT, seguida do lançamento do edital para o curso, que será oferecido no Campus Cuiabá e assegura metade das vagas existentes para servidores da Rede, além da demanda social. O número de vagas e a data do início do mestrado ainda serão definidos.

A capacitação para os gestores acontecerá durante um seminário em Curitiba, em outubro, quando as novas instituições receberão dos gestores nacionais as orientações necessárias para o atendimento das demandas “e poderão conhecer as experiências exitosas, desafios e possibilidades de outros institutos do país onde o mestrado já vem sendo ofertado”, detalhou o diretor.

As aulas serão ministradas pelo corpo docente do Campus Cuiabá. As disciplinas obrigatórias a serem oferecidas no mestrado são: Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica, Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem, Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, Gestão e Organização dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica.

História da Ciência, da Técnica e da Tecnologia, Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica, Tópicos Especiais em Educação Profissional e Tecnológica, Produção de Recursos Educacionais e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente são outras disciplinas a serem ofertadas no programa do mestrado.