IFMT e Rotary firmam parceria para intercâmbio internacional

Publicado por: Reitoria / 26 de Março de 2018 às 16:22

O reitor do IFMT, Willian de Paula e o governador do Distrito 4440 do Rotary Clube Mato Grosso, Fernando Dalmolin, assinaram, na tarde desta segunda-feira (26), um acordo de cooperação técnica para a promoção de ações de internacionalização envolvendo mobilidade estudantil nas categorias inbound e outbound (entrada e saída de alunos), conforme o regulamento de mobilidade acadêmica, aprovado pela Resolução n° 089/2016/Consup, de 15 de dezembro de 2016.

O objetivo é ofertar vagas para estudantes estrangeiros recebidos pelo Rotary Clube Mato Grosso; promover palestras e oficinas que envolvam experiências internacionais entre membros e estudantes recebidos pelo Rotary no IFMT; e possibilitar que estudantes e servidores do instituto participem de palestras, oficinas e intercâmbios promovidos pelos clubes do Rotary.

Hoje, existem sete clubes do Rotary em Cuiabá e cinco em Várzea Grande.

“A parceria com o IFMT, uma instituição de grande qualidade e credibilidade, é de suma importância para aumentar o número de intercambistas em nosso distrito. Hoje temos em torno de 25 jovens. E com a facilidade do acordo, mais jovens, inclusive alunos do instituto, poderão ter a oportunidade de viver a rica experiência dos intercâmbios”, comemorou o governador.

Segundo o reitor, a internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é uma demanda crescente para os Institutos Federais e o IFMT tem buscado fortalecer a atuação nessa área diante das possibilidades de trocas de experiências entre países, que oportunizam desde a aprendizagem de línguas estrangeiras às vivências culturais de estudantes e servidores.

“A Rede está em diálogo com o mundo. Contando os nossos campi e campi avançados estamos em 25 municípios do estado. E o convênio com o Rotary possibilitará o contato com estudantes estrangeiros, por meio da matrícula deles em nossos cursos, permitindo, ao mesmo tempo, que nossos alunos possam participar da seleção para intercâmbios promovida pelo Rotary Clube Mato Grosso”, destacou Willian.

Entre as metas estabelecidas no acordo estão: a divulgação de programas de intercâmbio do Rotary Clube Distrito 4440; a matrícula, no IFMT, de estudantes estrangeiros recebidos pelo Rotary; a oferta, a partir de julho, de um semestre de curso de português como Língua Adicional para alunos intercambistas; a participação de um discente do IFMT em programa de intercâmbio do Rotary Clube de Mato Grosso; e a realização, no IFMT, de um evento de trocas de experiências, em outubro, com a participação de intercambistas do Rotary.

Participaram da reunião: a diretora de Relações Internacionais do IFMT, Sônia Guimarães, o ex-governador do distrito 4440 no ano rotário de 2013-2014, José Eustáquio, a vice-presidente do Rotary Clube Bandeirantes, Cleonice de Paulo Coelho; o protocolo do distrito 4440, Marcos Coelho e a coordenadora distrital da Associação de Senhoras de Rotarianos, Elci Dalmolin.