IFMT é um dos parceiros na realização da X Assembleia Geral e IX Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB)

Publicado por: Reitoria / 24 de Outubro de 2017 às 14:22

O Instituto Federal de Mato Grosso é um dos parceiros na realização da X Assembleia Geral e IX Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) que ocorre de 23 a 27 de outubro, em Cuiabá (MT), na Universidade Federal de Mato Grosso. O evento reúne representantes das 77 Instituições que compõem o GCUP, além de autoridades governamentais, reitores, pesquisadores, acadêmicos de mais de 30 países. Neste ano, a temática do evento é “Internacionalização da Educação Superior no contexto de mudanças políticas e econômicas mundiais”.

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula, ressaltou que esse evento que a UFMT traz para o estado de Mato Grosso com certeza fortalecerá todas as ações das Instituições de Ensino Superior Públicas (IFMT, UFMT e Unemat) aqui do estado de Mato Grosso.

“Sendo parceiro destes momentos da internacionalização com certeza o IFMT, através de toda a sua equipe, corpo docente, técnico-administrativos e alunos se beneficiarão das ações que serão propostas através da UFMT para internacionalização.  Só assim poderemos trazer divisas para o nosso estado nas questões das relações internacionais, das ações de ensino, pesquisa e extensão com as três IES públicas de Mato Grosso”, disse Willian de Paula.

Ele explicou que a participação dos alunos do Instituto Federal ocorrerá através “da participação das três IES (IFMT, UFMT e Unemat) que proporcionarão juntas ações que virão da proposta do Grupo Coimbra, através de eventos como esse da UFMT para o estado”.

Segundo a reitora da UFMT, professora Myrian Serra, a internacionalização é um dos principais desafios da Universidade para melhorar ainda mais seus resultados. “Consolidamos isso em nosso ensino e em nossa pós-graduação e estamos avançando bastante na pesquisa. Por isso, ser anfitriã de um evento dessa natureza é de fundamental importância para a UFMT”, afirmou.

O presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e o reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia Dantas Lopes, destacou em sua fala na abertura do IX Seminário Internacional do GCUB, que o país passa por um momento de crise, de desafios e retrocessos. “Estamos passando por uma crise sem precedentes, estamos tendo um retrocesso no ensino público superior e também nas escolas comunitárias. Essa crise está afetando a ciência. A falta de recursos não é sentida de imediato, será difícil ser revertida e o Brasil pagará um preço muito alto”, disse o presidente do GCUB.

José de Arimatéia Dantas Lopes destacou ao final de sua fala a necessidade da elaboração de uma carta aberta dos reitores, autoridades, pesquisadores e todos os representantes presentes para as autoridades brasileiras sobre a necessidade do financiamento público da ciência, da pesquisa e da pós-graduação no País.

Homenagem ao Grupo Flor Ribeirinha

Na abertura do IX Seminário Internacional do GCUB foi feita uma homenagem ao grupo “Flor Ribeirinha” que se acidentou no final de semana na BR-364 próximo ao município de Nobres. O grupo iria fazer uma apresentação no município de Diamantino. Alguns membros estão hospitalizados, mas ninguém corre risco de vida.

O maestro Fabricio Carvalho destacou que a equipe organizadora do evento decidiu não substituir o grupo Flor Ribeirinha que estava agendado para se apresentar e decidiram fazer uma homenagem. Foi passado um vídeo sobre a história de vida da fundadora e presidente do Grupo Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, que se emocionou bastante e recebeu flores da reitora da UFMT. Ao final foi feita uma apresentação do grupo de extensão da UFMT Batano, do curso de Educação Física, que possui membros do Grupo Flor Riberinha.

O grupo Flor Ribeirinha venceu a competição internacional de Folclore realizado em agosto deste ano na Turquia. O festival é considerado um dos maiores eventos de folclore do mundo. O grupo representou o Brasil e venceu representantes de outros 97 países.