IFMT e Unic firmam parceria para oferta de curso de Mestrado em Ensino

Publicado por: Reitoria / 26 de Novembro de 2015 às 14:55

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade de Cuiabá (Unic) assinaram parceria para oferta de curso de pós-graduação "strictu sensu" (mestrado) em Ensino, tendo como público-alvo servidores de ambas as instituições. A definição da parceria e diretrizes do curso de mestrado foram assinados pelos reitores do IFMT e Unic, José Bispo Barbosa e Fernando Ciriaco Dias Neto, respectivamente, na tarde desta quarta-feira (25/11), na Reitoria do IFMT, em reunião que contou ainda com pró-reitores e diretores das instituições.

O reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, destacou que o mestrado em ensino, ofertado em associação entre IFMT e Unic, gerará vagas para ambas as instituições e será mais uma possibilidade de capacitação para seus servidores. "Esta parceria com a Unic é mais um caminho que trilhamos para ampliar a oferta de capacitação e cursos de pós-graduação para nossos servidores. Espero que esta parceria seja a primeira de muitas", destacou o reitor.

Já o reitor da Unic, Fernando Ciriaco Dias Neto, ressaltou a importância de parcerias que visem a melhoria do ensino superior no país. "É muito gratificante constatar que pode haver uma relação saudável entre instituições públicas e privadas, em prol da melhoria do ensino superior. Para a Unic, esta parceria atende uma demanda de formação de docentes e pesquisadores na área de ensino", afirmou.

O Instituto Federal de Mato Grosso oferta um curso de pós-graduação strictu sensu "mestrado" na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, no Campus Cuiabá - Bela Vista. Neste mesmo Campus e em fase de análise pela Capes, deverá ser ofertado o mestrado em Ciências Ambientais. Ambos não possuem público-alvo específico, sendo aberto a todos estudantes que cumpram os requisitos dos editais.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT, Antonio Carlos Vilanova, para atender a seu quadro de servidores e as demandas de capacitação, o IFMT, por meio da Propes, tem realizado parcerias para oferta de vagas em cursos de pós-graduação dinter (doutorado interinstitucional) e minter (mestrado interinstitucional). Atualmente, estão em curso o Dinter em Ciência Política (UFPE/IFMT), Minter em Políticas Públicas (UFPE/IFMT), Minter em Educação (UFG/IFMT), Minter em Ciência da Computação (UFF/IFMT) - já aprovado pela Capes, Dinter em Sociologia (UFSCar/Unemat) com oferta de 4 vagas para o IFMT.

Mestrado internacional - No dia 27 de novembro, o IFMT recebe uma comitiva vinda de Portugal, do Instituto Politécnico do Porto, para detalhamento da parceria que resultará na oferta de curso de pós-graduação "strictu sensu" (mestrado) em Assessoria de Gestão. "Estamos consolidando também nossa área internacional, e a oferta de cursos no exterior é mais uma conquista para nossa Instituição", afirmou o reitor José Bispo.

Marcadores: mestrado parcerias