IFMT inicia mobilização para ofertar Cursos FIC EJA Integrado em parceria com o MEC na capital e interior

Publicado por: Reitoria / 18 de Março de 2021 às 13:46

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) por meio da Diretoria de Ensino Médio Técnico (DEM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) articulou parceria com o Ministério da Educação, através das Secretarias de Educação Básica (SEB), e de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), para oferta de Cursos FIC EJA Integrado em seis municípios de MT.

Serão ofertadas 570 vagas para Cursos de Qualificação Profissional Formação Inicial e Continuada na modalidade EJA Integrado ao ensino fundamental, para estudantes das redes públicas municipais e estadual de Cuiabá, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Cáceres, Confresa, e Sinop, por meio do Projeto - Ação EJA SEB-SETEC, visando o desenvolvimento de ações para implementação da política de educação de jovens e adultos integrada à educação profissional.

A primeira etapa da mobilização do curso aconteceu nesta segunda feira, (15). Participaram da reunião, todos os representantes dos Campi ofertantes, entre eles o Centro de Referência em EaD, responsável pela oferta de cursos no município de Cuiabá e também do Curso de Formação de Professores, representante do Fórum Metropolitano de EJA - Cuiabá e do Fórum Estadual de EJA.

A articulação entre os diversos segmentos e as secretarias municipais e estadual é a condição para o planejamento da oferta. “Essa ação articulada entre a SEB, SETEC e IFMT representa o esforço constante que a nossa instituição tem empreendido nos últimos anos com o Ministério da Educação, em busca de parcerias em diversas frentes,” afirmou o Reitor, Professor Willian Silva de Paula. E enfatizou, ainda, a importância da oferta para o arranjo produtivo dos municípios ofertantes.

Para o Diretor de Ensino Médio Técnico do IFMT, Professor Luciano Endler, essa parceria é uma importante conquista para a instituição. “Vai fortalecer muito a Educação de Jovens e Adultos no âmbito de abrangência do IFMT e aproximar a instituição das escolas, tanto estaduais quanto municipais, também parceiras neste projeto,” avaliou.