IFMT integra acordo de cooperação internacional com universidades brasileiras e latino-americanas

Publicado por: Reitoria / 28 de Setembro de 2017 às 13:00

O Instituto Federal de Mato Grosso participou nessa quarta-feira, dia 27 de setembro, da assinatura de um protocolo de intenções visando a cooperação internacional e de pesquisa entre a Universidad Plurinacional de La Patria Grande (UPPG), com sede na Argentina, a Universidad Cartagena (Colômbia), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Pelo acordo internacional as universidades concordam em buscar meios de estabelecer uma estrutura de cooperação educacional e de pesquisa envolvendo seus estudantes, docentes, pesquisadores e técnicos administrativos. As instituições pretendem explorar possibilidades de intercâmbio para pesquisas, seminários, discussões e programas conjuntos de estudos que beneficiem suas comunidades, além de buscar suporte para projetos e financiamentos para as ações a serem propostas.

Para a reitora substituta do IFMT, Gláucia Barros, esta é uma parceria importante com inúmeras possibilidades futuras de geração de conhecimento e trocas de experiências didáticas, científicas e pedagógicas e está em sintonia com as ações na área internacional que vem sendo implementadas pelo IFMT. “Estamos trabalhando, de forma segura, a nossa internacionalização, a exemplo da viagem do reitor à China e deste protocolo, que abrem novos caminhos à nossa instituição e às demais envolvidas”, afirmou a reitora.

Na avaliação do pró-reitor de Ensino do IFMT, Carlos Câmara, a parceria firmada entre as instituições brasileiras e as internacionais vem ao encontro da necessidade de internacionalização. “A iniciativa vem brindar o interesse do IFMT, da UFMT e das demais envolvidas em cooperar não apenas com pesquisas, mas principalmente com a publicação dos resultados, sendo elas tanto aplicadas como parte dos nossos programas de pós-graduação,” explicou Câmara.

O professor Daniel Carceglia, da Universidad Plurinacional, que engloba 30 universidades da América Latina e Caribe e organizações sindicais, movimentos sociais, políticos e estudantis, afirmou que o protocolo vai contribuir para envolver mais instituições irmãs da América Latina em uma reflexão e um trabalho conjuntos sobre a situação da região, pensar respostas comuns a problemas similares enfrentados e poder implementar essas soluções localmente.

“Este acordo de cooperação vai permitir a troca de recursos educativos entre as universidades com a Universidad Plurinacional para que as propostas educativas possam contemplar os membros de todas as universidades integrantes deste consórcio”, ressaltou o professor.

Vice-reitor no exercício da Reitoria da UFMT, o professor Evandro Soares considerou a assinatura do protocolo um passo para a busca de uma política de tecnologia e inovação que vá além do acúmulo de capital. “Essa é a busca de um diálogo para mostrar as contradições de nossa sociedade e trazer o olhar para a questão social”, defendeu o reitor.

A assinatura do protocolo de intercâmbio acadêmico aconteceu na tarde de quarta-feira (27), durante o 25 º SemiEdu, no auditório do Museu Rondon na UFMT e contou com a participação de representantes e pesquisadores das instituições e estudantes participantes do evento.

Assinaram o documento pelo IFMT, a reitora Gláucia Barros; pela UFMT, o vice-reitor Evandro Soares; pela Universidad Plurinacional de La Patria Grande, o professor Daniel Carceglia; pela UFTM, o professor Jair Sindra; pela UNIR, a professora Marilsa Miranda; pela Unemat, o professor Aguinaldo Rodrigues e pela Universidad de Cartagena, a professora Dora Pñeres.