Atualizada: IFMT lança Programa de Bolsa Permanência para estudantes de nível superior

Publicado por: Reitoria / 29 de Fevereiro de 2016 às 17:03

O Instituto Federal de Mato Grosso, através da Pró-Reitoria de Ensino torna público o edital nº 06/2016 - PROEN, visando à seleção de estudantes do IFMT a serem beneficiados pelo Programa Institucional de Bolsa Permanência. O Programa é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.

O programa tem o objetivo de ampliar as condições de permanência dos (as) estudantes do IFMT contribuindo para a igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas, minimizando os efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais, por meio de auxílio financeiro ao estudante, e assegurando sua frequência e permanência com êxito nos cursos do IFMT.

A Bolsa Permanência concedida pelo Ministério da Educação é acumulável com outras modalidades de bolsas acadêmicas, como auxilios para moradia, transporte e alimentação criados por atos próprios do IFMT.

Para se inscrever o estudante deve acessar o site oficial do Programa Bolsa Permanência, (https://permanencia.mec.gov.br/) na área "Sistema PBP", solicitar acesso ao sistema, em seguida inserir as informações solicitadas, preenchendo o pré-cadastro e o Termo de Compromisso no sistema de gestão do Programa.

O Termo de Compromisso e a Ficha de Inscrição devem ser entregues juntamente com a documentação comprobatória, conforme o referido Edital. A entrega dos documentos deve ser feita via processo, protocolado no campus, com todas as folhas devidamente numeradas e rubricadas que será tramitado para a comissão responsável pela análise.

O horário para entrega da documentação comprobatória deverá observar o horário de funcionamento do campus. A análise documental será feita por Comissão Multidisciplinar, nomeado por Portaria do Diretor Geral do Campus, em conformidade com a Resolução CONSUP N° 078, de 21 de novembro de 2014.

Acesse o edital nº 06/2016 – PROEN e veja como participar.