IFMT obtém registro de primeira patente com invenção desenvolvida no Campus Cáceres

Publicado por: Campus Cáceres / 8 de Março de 2021 às 09:39

Um dispositivo para detecção de atividades de cupins subterrâneos desenvolvido, em 2015, no Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo é a primeira invenção exclusiva do IFMT com registro de patente aprovada pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). O registro publicado na última semana na Revista da Propriedade Industrial assegura ao IFMT e aos inventores a proteção dos direitos de propriedade e abre a possibilidade de transferência da tecnologia com licenciamento para empresas interessadas em desenvolverem e comercializarem o produto.

Baseado em uma reação química colorimétrica, o dispositivo inovador funciona como uma isca para detecção de cupins subterrâneos em gramados, jardins, áreas urbanas e cultivos agrícolas e florestais.

De autoria do professor e pesquisador Alexandre Santos, doutor em entomologia, em conjunto com as egressas do curso de Engenharia Florestal Jessica dos Santos, Karyna da Silva, Nubia da Silva, Sarah Ladeia e o egresso Wezile Nunes, o invento denominado ‘Termiter’ é fruto de pesquisa realizada no Laboratório de Fitossanidade do campus (FitLab).

“Atualmente, não existe uma maneira prática, eficiente e de baixo custo para monitoramento da bioatividade de cupins subterrâneos, pois suas colônias se localizam de maneira irregular e profunda abaixo da superfície do solo ou sob o solo em construções e edificações urbanas. Então, o nosso invento traz solução para o problema com tecnologia para detecção não destrutiva da bioatividade de colônias de cupins subterrâneos e para verificação da eficiência técnica de produtos fitossanitários utilizados para o controle desses organismos”, explica o professor.

Os protótipos de testes do dispositivo desenvolvidos pela equipe apresentam baixo custo e são de fácil manuseio e interpretação de resultados. De acordo com o professor, a expectativa agora é conseguir transferir a tecnologia para empresas produzirem e disponibilizarem o produto em larga escala e garantir, além do retorno financeiro para o IFMT com a licença de patente, a projeção da instituição no campo da inovação tecnológica.

“o primeiro passo será a prospecção do interesse de empresas de produtos químicos ou biológicos para testar a tecnologia desenvolvida e em caso de interesse, realizar a transferência tecnológica da patente, garantindo recursos financeiros para o IFMT e o aumento da visibilidade da instituição como desenvolvedora de soluções tecnológicas para a sociedade”, pontua Alexandre.

No IFMT, o setor responsável pela gestão da política de Propriedade Intelectual, desde o processo de execução do depósito de pedido de patente até a transferência da tecnologia, é a Agência de Inovação Tecnológica, ligada à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes).

Segundo a coordenadora, Silvana Santos da Cruz, a agência criada em 2008, trabalha nos últimos três anos, na institucionalização de normas, protocolos e política de inovação, com o incentivo e fomento à Propriedade Intelectual (PI).

Hoje, o IFMT conta com mais de 10 depósitos com pedidos de registros, incluindo patentes de invenções e programas de computador. A instituição também trabalha em conjunto com outros centros de pesquisa, a exemplo da Universidade Estadual de Campinas com o depósito internacional de patente de uma válvula hidráulica que garantiu a proteção da invenção em mais de 150 países, por meio do Tratado Internacional de Cooperação em matéria de Patentes.

“A agência vem trabalhando de forma efetiva, desde 2018, nas normatizações e processos para proteger as nossas PI, com a criação da política, manuais, fluxos de processos eletrônicos. Diante disso, tivemos um grande aumento no depósito de patentes e programas de computador. A patente de autoria de Alexandre e equipe é o resultado desse trabalho que vem sendo realizado”, destaca Silvana.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT, Erineudo de Lima Canuto destacou a relevância da patente que se constitui como marco histórico para a instituição e agradeceu o esforço coletivo e o trabalho realizado pelas pesquisadoras e pesquisadores do IFMT.

“Com muita alegria e orgulho, divulgamos esta primeira patente de invenção obtida pelo IFMT, cuja petição fora registrada em outubro de 2015. Sabemos dos imensos desafios que enfrentamos nas atividades de pesquisa e inovação, mas o IFMT, através de sua Agência de Inovação e esforço conjunto de nossos pesquisadores, tem ampliado significativamente o número de registro de pedido de patentes nos últimos três anos”, comemora o pró-reitor.

(Edna Pedro- Assecom/ IFMT Cáceres)