IFMT ofertará curso de Libras aos servidores públicos federais em MT, e receberá em contrapartida veículos da frota do ministério público federal

Publicado por: Reitoria / 17 de Maio de 2017 às 08:56

A Diretora de Planejamento Executivo, Gláucia Mara de Barros e o Pró-Reitor de Extensão, Marcus Vinícius Taques Arruda, se reuniram na última sexta-feira, dia 12 de maio, com o Procurador-Chefe do Ministério Público Federal de Mato Grosso, Gustavo Nogami, em seu gabinete, no qual foram tratadas parcerias entre o IFMT e o MPF-MT.

Na reunião definiu-se como ação inicial a capacitação em libras por parte do IFMT para servidores públicos federais atuantes em Mato Grosso. Em contrapartida, o MPF-MT doará alguns veículos de sua frota ao IFMT, visto que existe a Portaria nº 28/2017 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) que impede de adquirir novos veículos.

O Pró-Reitor de Extensão, Marcus Taques salientou que outra demanda da reunião foi a criação de um banco de projetos de extensão que será encaminhado ao MPF-MT para apreciação dos demais procuradores e que caso seja aprovado, serão destinados recursos ao IFMT que foram apreendidos em ações criminais. “Na reunião, o procurador nos falou que poderá encaminhar recursos de ações criminais, como por exemplo da Operação Ararath, responsável por investigar crimes contra o sistema financeiro e de lavagem de dinheiro em Mato Grosso. Esses recursos poderão ser utilizados para construção de laboratórios, salas de aula, aquisição de equipamentos, bolsas de extensão para servidores e alunos, entre outras ações”, disse Marcus Taques.

Taques destacou que essas parcerias são importantes, além de levar o Instituto Federal para a comunidade externa, também estamos reforçando o orçamento da instituição, principalmente em momentos de restrições orçamentárias por parte do governo federal.

“Quando estive na direção da DREC no Campus Cuiabá, conseguimos recursos financeiros com o Ministério Público do Trabalho (MPT-MT) para investimento em infraestrutura e equipamentos. Em contrapartida, o IFMT-Campus Cuiabá realizou capacitações. Agora na PROEX, pretendemos levar essas parcerias para todos os campi do IFMT. Além do MPF, já estamos em diálogo com o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e Tribunal Regional do Trabalho”, finalizou o Pró-Reitor de Extensão.