início do conteúdo

IFMT participa de Seminário sobre Economia Digital na China e prospecta propostas de acordos de cooperação

Publicado por: Reitoria / 3 de Dezembro de 2019 às 10:10

O IFMT foi convidado pelo Governo do Estado de Mato Grosso em virtude da parceria com a Embaixada da China para participar em um Seminário de Economia Digital realizado nos dias 07 a 20 de novembro, em WUHAN, província de HUBEI, na China. O Instituto Federal de Mato Grosso foi representado pelo professor do Departamento de Área de Informática do Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, Pedro Clarindo Neto da Silva Neto. 

O Seminário teve como principais conteúdos a política de desenvolvimento econômico digital, construção de cidades inteligentes, inteligência artificial, big data, cloud computing, e o impacto da tecnologia da informação e comunicação na economia digital. Todas as  passagens internacionais e demais custos do Seminário foram custeadas pela Organização da China. 

Durante o Seminário foram apresentadas várias tecnologias, com foco em cidade inteligente e como a China tem utilizado a tecnologia para se despontar como uma potência. Também nos apresentaram como é feita a organização de grandes cidades, de como o planejamento é feito e pensado em décadas à frente. “Foi incrível ver como a China mantém suas tradições milenares e consegue se despontar em tecnologia e modernidade”, disse o professor Pedro Clarindo Neto. 

Segundo o professor, durante a viagem também foram realizados alguns contatos visando firmar acordos de cooperação, uma delas foi com a empresa de tecnologia Fiberhome, que possui um programa de capacitação para formação de profissionais na área de redes de computador. 

Outro ponto interessante na viagem, foi uma reunião na Universidade de Hubei, objetivando o intercâmbio de estudantes, de professores, pesquisa cooperativa, ensino conjunto, além da possibilidade da instalação do Instituto Confúcio em Mato Grosso. Nessa reunião estiveram presentes, o professor Pedro Clarindo juntamente com o professor Rodrigo Zanin, reitor da Unemat; a secretária de Relações Internacionais da UFMT, professora Irene Melo e a representante da Assessoria Internacional do Governo do Estado de Mato Grosso, Ariana Guedes. 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT