IFMT-Pontes e Lacerda- Alunos alinham Copa do Mundo às disciplinas e criam site de palpites

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 21 de Junho de 2018 às 12:38

Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste, do segundo ano do Curso Técnico em Informática matutino, alinharam os jogos da Copa do Mundo de Futebol, que acontece na Rússia, às disciplinas que estudam e criaram o Cartocopa (https://cartocopa.wordpress.com/), site de palpites das partidas. Trata-se de um canal de entretenimento com a somatória de pontos, conforme os acertos. E no final no Mundial haverá premiação. “A proposta inicial do projeto foi dentro da disciplina de Educação Física, mas juntamos também os conhecimentos da matéria de Informática para viabilizar a ideia”, explicou o aluno Samuel Oliveira Silva, um dos idealizadores.

Samuel destacou a existência do regulamento que norteia a pontuação. “Por enquanto, na fase de grupos, é um ponto por acerto, em caso de vitória ou empate. Agora, os palpites estão abertos para terceira rodada e serão fechados até uma hora antes do primeiro jogo”, acrescentou. Nessa fase não é possível “chutar” o placar.

Quem não participa do Cartocopa desde início do Mundial e pretende começar agora, ainda tem chances de ganhar, porque os pontos por acerto passarão a ser maiores. Conforme o regulamento, a partir da fase Mata-Mata, o participate poderá tentar acertar o placar. Se acertar, então somará mais 2 pontos. Já nos PlayOffs, 3 pontos (por partida) e na grande final: 6 pontos.

A competição é dividida em 3 categorias: a primeira é formada pelos alunos do Campus do IFMT, a segunda por professores e servidores técnicos do Campus e a terceira, a comunidade externa de forma geral. Os primeiros colocados em cada categoria receberão R$ 100, os segundos R$ 60 e os terceiros, chocolate.

Professora de Educação Física, Aline Dutton destacou a iniciatiava dos alunos. "A proposta apresentada a eles foi a elaboração de um projeto relacionado a Copa do Mundo, então, tiveram a iniciativa de criar o site, que não envolve a participação somente dos colegas de sala de aula ou os demais alunos do Campus, mas a comunidade externa também, facilitando a integração", finalizou.