IFMT - Pontes e Lacerda: professores e alunos publicam artigo sobre 'fake news' em boletim nacional

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 14 de Outubro de 2021 às 15:54

O artigo "Entre o fato e o fake: um estudo sobre os impactos da pós-verdade na fronteira oeste" foi publicado na 5ª edição do Boletim CTS em Foco, promovido pela Associação Brasileira de Estudos Sociais da das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE). O texto apresenta e discute os resultados obtidos a partir do projeto de Pesquisa "Entre o fato e o fake", que contou com o apoio do Edital de Pesquisa nº 15/2019, promovido pelo Campus.

Coordenador do projeto e coautor do artigo, o professor mestre Renato Cesar Cani considera o apoio institucional aos projetos como elemento fundamental para os bons resultados obtidos: "O tema das fake news e da pós-verdade tem sido amplamente discutido em todo o mundo, por meio de abordagens interdisciplinares. Ficamos contentes de oferecer a nossa contribuição ao tema, a partir de nossa realidade local".

Para o coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus e coautor do artigo, professor mestre João Gabriel Rocha Silva, a publicação do artigo consolida o trabalho do grupo de estudos e pesquisas interdisciplinar sobre um tema que tão relevante, sobretudo nos dias de hoje.

O boletim completo, bem como o artigo "Entre o fato e fake", estão disponíveis no site da ESOCITE: https://www.esocite.org.br/

Participaram da publicação os professores Albertina Paiva Barbosa, Evandro Santos Duarte, João Gabriel Rocha Silva e Renato Cesar Cani; os estudantes de Ensino Médio Gabriel Costa Carrara e Letícia Caroline Troiano Nascimento; bem como os estudantes egressos do Ensino Médio Amanda Calda Campos, Gislaine Florêncio Araújo, Gizeli Suzana Vieira, João Adolfo Jesuíno Santos, Joyce Brito Silva e Maisa Rubinho Vaz.

Sobre o boletim - O Boletim CTS em Foco é uma publicação trimestral da ESOCITE.BR. Tem por missão promover intercâmbio de informação entre estudiosos/as dos temas e desses coma sociedade em que se inserem.

Ele tem orientação pluralista e busca ampliar os espaços de expressão de cientistas que atuam nos estudos sociais das ciências e das tecnologias através de divulgação de pesquisas, estudos e reflexões sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade, de forma a estabelecer um canal de comunicação e debate entre a coletividade científica que atua na área e desta com a população em geral. O Boletim contempla também espaço para a Cultura e as Artes, entendidas como conhecimentos estratégicos da vida em sociedade. Está estruturado em seções: Entrevista, Temática, Cultura e Artes, Resenha e Artigo de fluxo contínuo.