IFMT-Pontes e Lacerda promove curso de capacitação para identificação e controle de animais peçonhentos

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 30 de Novembro de 2017 às 10:05

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste promoveu o curso Animais peçonhentos: identificação, manejo e controle em ambiente urbano, para profissionais da saúde e órgãos afins, no dias 27 e 28 de novembro. 27 servidores da Secretaria Municipal de Saúde, que atuam diretamente na fiscalização e orientação dos moradores a respeito de possíveis focos de doenças, como Dengue, Zica Vírus, entre outras, também podem  promover a partir de agora orientações sobre os possíveis animais peçonhentos que ocorrem no município, como também identificação e estratégias de controle.

O curso ocorreu em duas etapas. No dia 27 foi realizada a parte teórica com apresentação de slides sobre o tema, abordando o que são animais peçonhentos, os números oficiais de acidentes que ocorreram na região nos últimos anos, identificação de interesse clínico, riscos de manipulação e efeitos das toxinas, materiais utilizados no manuseio de animais, formas de controle, atividades educativas e pesquisa científica.

No dia 28 ocorreu a parte prática, que teve início no laboratório de biologia, com apresentação física dos EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) e materiais utilizados no manuseio, formas de preservação de animais coletados, manipulação de animais e coleção didática do IFMT. Os participantes também fizeram visitas em residências, com o objetivo de fazer buscas ativas de animais. Eles também receberam apostila para consultas futuras.

O curso foi resultado do edital 046/2017 interno da Pró-reitoria de Extensão do IFMT, que visa a expansão de atividades de extensão no município. A ação foi proposta pela docente pesquisadora Hébia Tiago de Paula Monteiro, em parceria com outros colaboradores: o docente pesquisador Sérgio Gomes da Silva, que ministrou as aulas; Francimeire Fernandes Ferreira e Elaine Senes Alves Ferreira.

Sérgio salientou que esse curso somou as atividades realizadas pelo IFMT em Pontes e Lacerda, “que busca a expansão do conhecimento científico e educacional para além dos muros da instituição, ou seja, atingindo diretamente e contribuindo com o desenvolvimento social-econômico ambiental da cidade”.

Haverá uma segunda turma, entre os dias 11 e 12 de dezembro no período vespertino.