início do conteúdo

DPI/NUMDI divulga relatório do I Curso de Capacitação para Comissões de Heteroidentificação

Publicado por: Reitoria / 13 de Janeiro de 2020 às 11:59

O Instituto Federal de Mato Grosso, por meio da Diretoria de Política de Ingresso (DPI) e do  Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira, Maria Dimpina (NEABI/NUMDI) divulga relatório do I Curso de Capacitação para Comissões de Heteroidentificação de Pretos e Pardos, ocorrido no último semestre de 2019 e informa que será realizado em 2020, com data a ser definida, a segunda edição do curso. 

O II Curso atende a uma solicitação dos participantes e também pretende refletir sobre a possibilidade de se  adotar critérios comuns/ objetivos para as comissões de heteroidentificação.

Segundo o relatório do I Curso de Capacitação (anexo),  é necessário um estudo mais aprofundado para que seja possível construir critérios únicos/ objetivos para as comissões.

“O que se pode sintetizar é que as comissões são caminhos para minimizar os impactos causados pelas fraudes existentes. O que significa dizer que as comissões são mecanismos e estratégias de combate às fraudes nas reservas de vagas para estudantes cotistas negros e negras”, conforme trecho do relatório final do I Curso. 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT