IFMT publica resultado preliminar do Edital 99/2017 de apoio a projetos de pesquisa

Publicado por: Reitoria / 8 de Novembro de 2017 às 14:20

O IFMT publicou o resultado preliminar do Edital nº 99/2017, de apoio a projetos de pesquisa, com a aprovação de oito projetos pertencentes aos campi Cuiabá, Campo Novo do Parecis, São Vicente e Cáceres. Lançado em outubro, o edital busca fortalecer os grupos ligados ao programa de apoio à pesquisa do IFMT–Propes e potencializar a produção científica, intelectual e tecnológica da comunidade acadêmica do instituto.

Entre os temas dos projetos preliminarmente escolhidos estão o desenvolvimento de um sistema de detecção de ninhos de formigas cortadeiras em plantios comerciais de teca por sensoriamento remoto e o reaproveitamento de água de gotejamento de aparelhos de ar condicionado para minimizar o impacto da temperatura em módulos fotovoltaicos em ambientes urbanos em Cuiabá. Também serão objetos de pesquisa uma proposta para prevenir a evasão escolar e a escrita literária no feminino.

As propostas aprovadas tem como foco temas de relevância tecnológica e social. Elas serão financiadas com recurso da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, que disponibilizará o valor total de até RS 30 mil para auxílio à pesquisa aplicada. A implantação dos Projetos de Pesquisa Aplicada será coordenada pela Diretoria de Pesquisa e Inovação (DPI) da Propes/IFMT, com apoio dos dirigentes de pesquisa dos Campi.

Após a divulgação do resultado final de classificação dos projetos, a Propes divulgará a lista de documentos necessários para a implantação do projeto de pesquisa.

O valor apresentado na planilha orçamentária do projeto de pesquisa será analisado pela equipe da Propes, podendo ter aprovação total ou parcial, nunca ultrapassando o limite de R$ 3 mil. A prestação de contas deverá ser apresentada pelo líder do grupo de pesquisa (coordenador) ao final do período do programa, de acordo com o Regulamento de Auxílio Financeiro a Pesquisador, aprovado pela Resolução CONSUP/IFMT 051/2012.

Cronograma das atividades:

Divulgação do Resultado final: até 08/11/2017

Preparo de documentação pela PROPES para implantação dos projetos: 09 a 10/11/2017

Envio da documentação a PROAD para pagamento do auxílio ao pesquisador - “taxa de bancada”: até 13/11/2017

Início da vigência dos projetos: 01/12/2017

Entrega do relatório técnico parcial pelo líder do grupo de pesquisa (coordenador): Junho/2018

Encerramento da vigência dos projetos: 31/01/2019

Entrega do relatório técnico final e de prestação de contas: 28/02/2019