IFMT Rondonópolis apresenta estrutura de ensino a jovens atendidos pelo CRAS

Publicado por: Campus Rondonópolis / 24 de Abril de 2019 às 13:38

Em um trabalho conjunto com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Iguaçu, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis recebeu nesta terça-feira (23) a visita de um grupo de 11 adolescentes. O objetivo foi apresentar a estrutura física e a forma de atuação da instituição para que os jovens possam futuramente fazer parte do corpo discente.

Durante o tour, os adolescentes puderem conhecer um pouco do funcionamento dos laboratórios de informática, de Ciências e Matemática e de Química. Através da facilitação da servidora Jucilene Priebe eles assistiram uma demonstração do uso de produtos químicos.

No CRAS Iguaçu são desenvolvidas políticas de assistência para adolescentes considerados em situação de risco e vulnerabilidade social. Um dos trabalhos realizados é o de convivência e fortalecimento de laços. Dentro desse projeto existe o grupo Primeiro Emprego, Juventude e Sociedade, que trabalha em um dos seus eixos o tema educação.

De acordo com o assistente social Cassio André Sonda, que acompanhou os jovens, a visita ao campus irá ajudá-los a abrir os horizontes com relação aos estudos, já que estão conhecendo outras realidades.

“Eles não têm muito noção de como o IFMT pode refletir na vida profissional deles. Então a ideia da visita é que eles tenham esse contato com um mundo completamente novo e diferente. E só de ver e expressão no rosto deles dá para perceber que ficaram muito impressionados com o que encontraram por aqui”, disse.

Para a estudante de ensino médio, Natalia Loiola, 17 anos, a ida ao IFMT trouxe uma nova perspectiva. A estrutura de ensino a deixou impressionada e ela até já pensa no IFMT como um dos caminhos possíveis para o ensino superior.

“Deu até um certo arrependimento de no ensino médio não ter vindo para cá. Dá para ver pela estrutura que é uma escola boa. É uma escola que dá para pensar em fazer o ensino superior, pois é uma das melhores do Estado. E pelo que nos mostraram, nos prepara para o mercado de trabalho e até como pessoa”, pontuou a estudante.

No fechamento da visita, alunos do IFMT apresentaram a estrutura dos cursos técnicos para os estudantes e os convidaram para fazer o processo seletivo que deve abrir as inscrições em agosto.

A coordenadora do projeto IFMT é pra lá que eu vou, Rosilene Carvalho, apresentou também o cursinho preparatório para os estudantes, como mais uma oportunidade de se preparar para o processo seletivo.

O objetivo é que mais parcerias com o CRAS sejam realizadas e novas visitas devem acontecer ainda neste mês de abril.