IFMT sedia em Cuiabá curso de Formação em Cooperação Educacional na Fronteira promovido pelo MEC

Publicado por: Reitoria / 17 de Agosto de 2016 às 14:08

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) sedia de 16 a 18 de agosto, em Cuiabá-MT, o curso de Formação em Cooperação Educacional na Fronteira, promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), tendo como público-alvo professores e gestores, visando o debate sobre os desafios da educação na região fronteiriça e propor ações concretas baseadas em cooperação internacional. Temas como o histórico das relações do Brasil na fronteira, a internacionalização da educação, questões como a interculturalidade e comunicação, além da elaboração e execução de projetos de cooperação na fronteira, são demandas tratadas no curso.

Segundo Joana Amaral, consultora do MEC, "a ideia do curso é a formação de projetos e programas de cooperação internacional na fronteira, propondo ações educacionais de desenvolvimento da educação na faixa de fronteira". Para a consultora, o curso foi proposta para tratar de temas complexos, buscando processos consistentes, práticos, de transformação e qualidade da educação na fronteira, em cooperação com os países vizinhos", afirmou.

A diretora de relações internacionais do IFMT, Sônia Regina Guimarães, relatou que representam o IFMT, professores dos campi Cáceres, Pontes e Lacerda e Cuiabá. "Estamos preparando ações práticas para os campi Cáceres e Pontes e Lacerda, de cooperação internacional com a Bolívia", destacou a diretora. Participam do curso 22 representantes, do próprio estado mato-grossense, assim como de outros estados, como Amapá e Rondônia.

O objetivo do curso é aperfeiçoar a prestação de serviços oferecidos em 13 mil escolas públicas, 45 universidades federais e 51 institutos federais de educação localizados na fronteira. No Brasil, 588 municípios estão na faixa de fronteira terrestre, que se estende por mais de 15 mil quilômetros e passa por dez países. Esta é uma área de grande diversidade cultural, uma vez que o Brasil é o país com a maior extensão territorial da América do Sul.

O evento - O Curso de Formação em Cooperação Educacional na Fronteira é realizado Ministério da Educação e Cultura (MEC), de 16 a 18 de agosto, sediado pelo IFMT e acontece no Centro de Sustentabilidade do SEBRAE–MT, em Cuiabá-MT. A equipe de Secretariado Executivo do IFMT - Campus Cuiabá é responsável pelo serviço de secretaria do evento.