IFMT abre 13 vagas para Tutor a Distância

Publicado por: Reitoria / 17 de Maio de 2018 às 14:40

Estão abertas, a partir desta quinta-feira, (17) até às 23h59 do dia 21 de maio, as inscrições para seleção de bolsistas que deverão atuar na função de tutor a distância, nos cursos do Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB/IFMT - Edital 041/2018.

Estão sendo ofertadas 13 vagas para atender às necessidades de tutoria nos componentes curriculares dos cursos de Especialização em Libras e Educação Inclusiva, na modalidade de Educação a Distância. Serão 3 vagas para tutor a Distância Intérprete e 10 vagas para tutor a Distância Surdo. O valor das bolsas para Tutores do Sistema UAB é de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico: https://selecao.ifmt.edu.br É necessário preencher a ficha de inscrição disponível online e possuir e-mail que será informado no processo de inscrição.

A divulgação da relação dos candidatos com inscrição deferida e indeferida será feita no dia 23 de maio. A lista dos convocados para a Entrevista será publicada no endereço eletrônico https://selecao.ifmt.edu.br https://selecao.ifmt.edu.br contendo o dia e horário da entrevista de cada candidato. As entrevistas ocorrerão nos dias 28 e 29 de maio. O resultado preliminar será divulgado no dia 30 e o resultado final será conhecido no dia 05 de junho, pelo mesmo endereço eletrônico.

Serão exigidos na inscrição: documento de identificação oficial com foto; Cadastro de Pessoa Física (CPF); Curriculum Vitae; Diploma do curso de Nível Superior (frente e verso); comprovante de experiência mínima de um ano no magistério do Ensino Básico ou Superior na modalidade presencial ou a distância. Para este edital também se entende por “experiência no magistério” a atuação comprovada nas atividades desenvolvidas no sistema UAB; comprovante de residência em nome do candidato. Caso o comprovante não esteja em seu nome, o candidato deve apresentar também declaração que mora no imóvel, assinada pela pessoa cujo nome consta no comprovante de endereço apresentado.

O processo seletivo será dividido em duas etapas: a primeira, de caráter classificatório e eliminatório, consistirá na avaliação curricular e de títulos. A segunda, de caráter classificatório e eliminatório, consistirá de entrevista on line. O candidato deverá aceitar o acesso online através do aplicativo “Hangouts” para a entrevista com, no mínimo, 10 (dez) minutos de antecedência do horário estabelecido. Será eliminado o postulante que não acessar a entrevista no dia e horário definido no cronograma do edital.

A entrevista levará em conta os seguintes critérios de avaliação: o conhecimento sobre as funções do tutor a distância no âmbito do Programa UAB/IFMT; o conhecimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle; o conhecimento relativo a abordagens aos estudantes e a motivação de estudantes com potencial de evasão; o conhecimento e experiência nos componentes curriculares do grupo selecionado e a fluência na Língua Brasileira de Sinais.

Para avaliação de currículo e títulos o candidato deverá anexar no formulário eletrônico, cujo link será dado durante a inscrição, os arquivos nos formatos PDF ou JPG, com os seguintes documentos: certificado ou atestado de conclusão de curso Lato Sensu ou Stricto Sensu em nível de Mestrado ou Doutorado emitido por instituição reconhecida pelo MEC; comprovação do tempo de atuação no Ensino Superior, podendo ser cópia da carteira de trabalho (CTPS), contrato de trabalho assinado pela instituição empregadora ou declaração da instituição em que conste o tipo de vínculo e o período laborado; comprovação do tempo de atuação na Educação Básica, podendo ser cópia da CTPS, contrato de trabalho assinado pela instituição empregadora ou declaração da instituição em que conste o tipo de vínculo e o período laborado; comprovação de participação em eventos como intérprete e/ou participação em capacitações em Libras como professor.

Para saber mais informações, acesse o Edital 041/2018 - Seleção de Tutor a Distância, em anexo.