início do conteúdo

IFMT trabalha em convênio com o MPE para novos investimentos no Instituto Federal

Publicado por: Campus Sorriso / 15 de Agosto de 2017 às 10:47

Em tempos de contenção de gastos em diversas pastas públicas, o diálogo entre as instituições pode ser uma ferramenta útil para que as instituições encontrem o fôlego necessário para não perderem a qualidade nos serviços frente a nova realidade orçamentária. Nesse contexto, uma das frentes de trabalho da Pró-Reitoria de Extensão do IFMT é a busca por novos investimentos, com origem em fontes externas ao orçamento do Instituto Federal, que fica mais apertado a cada ano. 

Nos últimos meses, a Pró-Reitoria de Extensão tem dialogado com o Ministério Público do Trabalho (MPT), com o Ministério Público Federal (MPF) e com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE), visando expor a essas instituições algumas atividades do IFMT que poderiam ser beneficiadas com o direcionamento de recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta, os TACs, emitidos por esses órgãos. 

De acordo com o pró-reitor Marcus Taques, um fruto recente dessa conversa é a elaboração de um convênio entre o IFMT e o Ministério Público Estadual, cuja assinatura deve ocorrer nas próximas semanas. Segundo ele, o trabalho já está bastante avançado e, “ao mesmo tempo em que aguardamos a formalização desse convênio, a Pró-Reitoria já deu início à construção de planos de trabalho que devem beneficiar os campi do IFMT, entre eles, o Campus Sorriso, Cuiabá Octayde Jorge da Silva e Cuiabá Bela Vista já tem conversas avançadas”. 

A parceria é uma via de mão dupla. De um lado, o MPE contribuiria com o endereçamento de alguns recursos oriundos de TACs para propostas desse plano de trabalho. Do outro, o IFMT forneceria apoio técnico especializado na emissão de laudos, ensaios e perícias em áreas nas quais o Instituto tem expertise. Hoje esses estudos técnicos são contratados pelo MPE junto à iniciativa privada, ou seja, consomem recursos do orçamento do Ministério Público. 

“O reitor do IFMT, professor Willian, o professor Claudir e eu tivemos uma reunião [menção a reunião do dia 07/08] muito produtiva com a promotora de justiça, Dra. Fernanda Pawelec Vieira, da promotoria de meio ambiente de Sorriso, que se comprometeu a destinar recursos oriundos de TAC´s ao campus. Após esse encontro, já fizemos reunião de trabalho com a equipe do Campus, e apresentamos as demandas da promotoria em relação a estudos técnicos que se alinham com a área de atuação do Campus Sorriso”, informa Taques, acrescentando que o conhecimento técnico da equipe de servidores é um dos pilares que sustenta essa parceria e que “será uma grande oportunidade para os estudantes do IFMT vivenciarem na prática o que é aprendido em sala de aula, já que os estudantes participarão ativamente da parceria”. 

A reunião de trabalho citada pelo pró-reitor envolveu o diretor-geral do Campus, prof. Claudir von Dentz, a chefe do Dep. de Administração e Planejamento do Campus Sorriso, Elisângela da Silva, e as professoras Mariele Cunha de Miranda e Ruthy Meyre Costa Fonceca, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental que a unidade de ensino oferece no município. Com o mesmo fim, uma atividade similar aconteceu no Campus Cuiabá Cotayde Jorge da Silva, que envolveu “PROEX, direção do campus e equipe de engenharia do MPE, visando o levantamento de demandas de ambas instituições, com destaque para ações na área da construção civil e melhoria dos laboratórios e aquisição de novos equipamentos”, explica Taques. 

A direção-geral do IFMT Campus Sorriso, lembra que o Ministério Público Estadual, “em especial a promotoria de meio ambiente, já conta com o apoio do IFMT Campus Sorriso e vice-versa, em razão de outras atividades. Um exemplo é disso é a implantação de um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, na qual o IFMT e o MPE somam esforços com outras instituições em prol do Meio Ambiente”, explica o prof. Claudir von Dentz, diretor-geral da unidade de ensino.

IFMT - Campus Sorriso/ Dieison Guisolfi 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT