IFMT, UFMT e Unemat assinam protocolo de intenções para instalação do núcleo de relações internacionais em MT

Publicado por: Reitoria / 30 de Outubro de 2017 às 11:15

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula, juntamente com a reitora da UFMT, Myriam Serra, e a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, e o governo do estado assinaram, na última sexta-feira (27/10), no Teatro Universitário da UFMT, um protocolo de intenções para instalação do Núcleo de Relações Internacionais de Mato Grosso (Nurimat). A assinatura do protocolo de intenções fez parte da programação do IX Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

As três instituições terão um prazo de 60 a 90 dias para definirem, com suas equipes técnicas e o grupo do governo, quais serão as áreas estratégicas para iniciar o convênio.

O reitor do IFMT, Willian de Paula, enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas três Instituições Públicas de Ensino Superior (IFMT, UFMT e Unemat) através de um fórum permanente. “É através desse protocolo que assinamos que, com certeza, outras ações nascerão. Ou seja, ações internacionais enaltecendo o ensino, a pesquisa e a extensão nestas três instituições, fortalecendo as nossas parcerias de trabalho, que já é fruto desse encontro do Grupo Coimbra, sediado pela UFMT, em que o Instituto Federal e a Unemat vieram somar, para que este evento tenha sucesso ”, Willian de Paula.

A assinatura do protocolo representa, segundo o reitor do IFMT, um passo a mais para a projeção da instituição nas questões internacionais. “Hoje, fortalecemos a nossa marca no estado e no Brasil, através da Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Mato Grosso começa a despontar nas questões internacionais, através desse contato com as outras IES e com as demais instituições aqui presentes no evento do Grupo Coimbra”, falou Willian.

A reitora da UFMT, professora Myriam Serra, explicou que o protocolo de intenções é bastante genérico e sinaliza que as universidades públicas do estado de Mato Grosso pretendem tratar de convênios com a Guatemala, Equador e a Unesco.

“Este protocolo ou memorando, como os países falam, é apenas uma intenção. Agora, verificaremos com a UFMT todas as áreas de interesse para que possamos assinar o convênio. É um momento importante e vem coroar essa semana de internacionalização na UFMT, em que tivemos a oportunidade de dar visibilidade à nossa universidade, às nossas áreas de conhecimento e à nossa produção acadêmica e cultural”, disse Myriam Serra.

A reitora da UFMT salientou que o resultado da realização do seminário do Grupo Coimbra já é perceptível, visto a assinatura deste protocolo de intenções e as demandas por convênios.

Para a reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso, professora Ana Maria Di Renzo, a expectativa gerada pelo protocolo de intenções é muito grande, porque a interação entre as três IPES do estado de Mato Grosso pode produzir como efeito a ampliação das pesquisas que já são desenvolvidas.

“Essa missão da internacionalização é muito forte, porque compromete as nossas pesquisas com as pesquisas internacionais. Isso pode trazer ainda mais a força que nós precisamos para o desenvolvimento do estado de Mato Grosso, o que é fundamentalmente importante porque nós passamos a estabelecer redes entre nossos pesquisadores e deles com o mundo. É uma alegria imensa este momento e o resultado disso é imensurável para Mato Grosso e para as nossas três Instituições Públicas de Ensino Superior”, disse Ana Maria Di Renzo.