IFMT, UFMT e Unemat estão elaborando em rede um mestrado profissional em educação para surdos

Publicado por: Reitoria / 15 de Março de 2018 às 10:31

As equipes da pós-graduação das três instituições públicas de ensino superior (IPES) de Mato Grosso - Instituto Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso e Unemat - , se reuniram nesta quarta-feira (14), no auditório da reitoria do IFMT, em Cuiabá (MT), para discutir sobre a elaboração em rede de um mestrado profissional em educação para surdos com cotas para ouvintes.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT, Wander Barros destacou que o projeto de mestrado em rede para formação de professores surdos é uma ação afirmativa que ele considera um grande desafio.

“Precisamos nos preocupar com a estrutura que a Capes exige, além das exigências específicas de um público com deficiência de audição e de fala. É necessário orquestrar essas duas dificuldades para conseguir em breve ofertar para a comunidade mato-grossense mais essa opção de capacitação”, disse Wander Barros.

A professora do programa de pós-graduação em educação da UFMT, doutora Tania Maria de Lima, explicou que a proposta do programa de mestrado em rede surgiu a partir de uma constatação de professores da pós-graduação da UFMT que o surdo não encontra espaço para fazer a pós-graduação no formato que conhecemos.

“As instituições de educação superior, de um modo geral, são pensadas para um público ouvinte. Então se um surdo tem dificuldade para entrar em cursos de graduação, onde se tem intérprete, imagina na pós-graduação onde a questão é ainda mais complexa porque não contamos com intérprete. Mesmo aqueles que se aventuram e tentam furar esse cerco, encontram muita dificuldade de realizar um curso. Vivenciamos isso na UFMT com professores surdos que estão participando da pós-graduação”, contextualiza Tania Maria de Lima.

Tania Lima falou que a UFMT procurou as outras IPES porque a instituição não possui a estrutura necessária de dez professores doutores com produção científica e acadêmica específica neste assunto. A partir daí, iniciou-se um diálogo para a execução desse mestrado em rede.

Como desdobramento, ela contou que os membros das equipes dos setores de pós-gradução das três IPES visitaram o ano passado o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro (RJ) e estão dialogando com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS). Tania Lima falou que o curso de mestrado está sendo pensado na área de linguagem.

A coordenadora de ensino da pró-reitoria de pós-graduação da UFMT, Marina Tanaka, falou que a equipe reunida está na fase de produção do APCN (Aplicativos de Propostas de Cursos Novos) que a Capes exige. “Nós recebemos a demanda, que veio de inicio com a professora Tania que apresentou a sua motivação de criar um curso de mestrado profissional em libras ou em educação para surdos. Estamos auxiliando esse grupo na montagem do APCN, em cima dos requisitos exigidos pela Capes.  Além disso, se temos o componente necessário de professores e se tem demanda de pesquisa nessa linha para atender a demanda de um PCN”, explica Marina Tanaka.

O diretor de pós-graduação do IFMT, professor Rafael Lira, destacou que a discussão para criação de um mestrado em rede iniciou o ano passado, que foi um dos participantes na visita ao INES.

“Apresentamos a proposta e ela foi bem aceita. Começamos a desenvolver essas reuniões institucionais no trabalho da escrita do APCN. Esse mestrado profissional é uma proposta inovadora por dois motivos, por ser em rede (IFMT, UFMT e Unemat) e por ofertar um mestrado especificamente para esse público, em que 60% das vagas serão para os surdos e 40% para os ouvintes”, ressaltou Rafael Lira.

Lira disse ainda que a proposta que será apresentada para Capes é um programa em rede. “Uma vez instituído esse programa, a gente tem a oportunidade de agregar mais instituições dentro dessa proposta. Esse curso poderá ter na Universidade Federal do Acre, de Mato Grosso do Sul, do Amazonas e Rondônia, que são algumas instituições que demonstraram interesse em participar. Todavia, o pontapé inicial é com as três IPES de Mato Grosso”, salientou.

Rafael Lira finalizou dizendo que o fórum das IPES ocorrido o ano passado contribuiu para esse alinhamento entre as três instituições públicas de ensino superior. Esse ano o fórum irá ocorrer dia 26 de abril, em local ainda a ser definido. A edição de 2018 será coordenada pelo IFMT.