IFMT, UFMT, Unemat e Nurimat se reúnem com o embaixador do Chile

Publicado por: Reitoria / 9 de Agosto de 2019 às 12:46

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), professor Willian Silva de Paula, recebeu na manhã desta sexta-feira (09/08), em seu gabinete na reitoria, o embaixador do Chile, Fernando Schimidt para tratar de possíveis parcerias na área de ensino. Na reunião também estavam presentes, a secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Irene Cristina de Mello; a assessora de Assuntos Internacionais do Gabinete do Governo do Estado e presidente do Núcleo de Relações Internacionais de Mato Grosso (Nurimat), Rita Chiletto, a representante da Assessoria Internacional da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Jaqueline Albino e a diretora Sistêmica de Relações Internacionais, Sonia Regina Guimarães.

O embaixador do Chile, Fernando Schimidt, ao ser questionado sobre os resultados da reunião, destacou que foram positivos, pois a embaixada está aberta para criar novos laços entre a Nurimat e o Chile. “Os resultados são fundamentalmente baseados num próximo documento, onde iremos cooperar através de uma vídeo conferência, com um aprofundamento, para materializar as iniciativas que surjam desse mesmo documento”, destacou.

Schimidt falou ainda que existem áreas de pesquisa e do conhecimento para possíveis parcerias, como a questão de combate a incêndios florestais, de recursos minerais e de conhecimento da língua espanhola.

O reitor do IFMT, Willian Silva de Paula salientou que “ao receber o embaixador do Chile, através do grupo Nurimat traz expectativas de cumprir o que vem sendo trabalhado no IFMT, que é a aproximação com outros países. Isso é muito importante, pois vislumbramos o fortalecimento da Língua Espanhola para aprimoramento dos nossos docentes e discentes, vislumbrando que a língua não seja barreira para desenvolver projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação”.

A secretaria de Relações Internacionais da UFMT, Irene Cristina de Mello, falou que a Nurimat tem como perspectiva realizar um trabalho junto com a embaixada para que ela possam abrir portas para as universidades, instituições, governo e a iniciativa privada. “Dessa forma, poderemos iniciar uma parceria para solucionar problemas comuns aos dois países e com isso obviamente fazer pesquisa, enviar estudantes e professores, além do ensino do idioma que é uma perspectiva importante para nós do estado de Mato Grosso”, destacou Irene.

A coordenadora da Nurimat, Rita Chiletto, afirmou que a reunião foi muito importante para os representantes das instituições de ensino (IFMT, UFMT e Unemat) e governo do estado para apresentassem seus interesses e intenção de aproximação com o Chile.

“A princípio o embaixador nos deu muitas orientações de quais seriam os pontos de interesse e o que seriam as expertises das instituições. O próximo passo é contar com o suporte da embaixada do Chile para identificar outros possíveis parceiros. Como também, o contato da embaixada do Brasil no Chile”, destacou Chilletto.

A representante da assessoria de relações internacionais da Unemat, Jaqueline Albino, salientou que a reunião foi muito proveitosa para o fortalecimento da Nurimat, e futuramente realizar uma cooperação das instituições de ensino com o Chile.