IFMT Várzea Grande ofertará Curso FIC Matemática para a comunidade

Publicado por: Campus Várzea Grande / 8 de Julho de 2019 às 18:15

O curso passa a ser oferecido, a partir de 2019/02, para portadores de diploma de curso de nível superior com formação em Licenciatura em Pedagogia, que atuam para o Ensino Fundamental I – anos iniciais (1º aos 5º anos), preferencialmente pertencentes ao quadro da Rede Pública de Ensino

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande torna público o Edital 012/2019 referente ao Processo Seletivo para o curso em Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental I – Módulo I na modalidade de Formação Inicial e Continuada, para o 2º Semestre de 2019. As inscrições poderão ser realizadas de 22 a 26 de julho de 2019, presencialmente na Coordenação de Extensão e Pesquisa, das 08:00h às 11:30h e das 13:30h às 17:00h.

Anteriormente (2018/02 e 2019/01) o curso foi oferecido apenas para profissionais de escolas estaduais e municipais de Várzea Grande. Por isso, para o próximo semestre, o Chefe do Departamento de Ensino, João Bosco Lima Beraldo, e o professor do curso, Gilberto Faria de Araújo, pensaram em um edital aberto à comunidade, com público-alvo voltado para pedagogos que atuem em turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O curso é gratuito e não possui taxa de inscrição e as aulas ocorrerão no IFMT Várzea Grande, ao longo do 2º Semestre de 2019.

No ato da inscrição devem ser entregue os seguintes documentos:

a) Comprovante de atuação do 1º ao 5º anos do ensino fundamental, com identificação da escola;
b) Comprovação de conclusão no ensino superior no curso de Licenciatura em Pedagogia em instituição reconhecida pelo MEC;
c) Preenchimento da ficha de inscrição no local.

Sobre o Curso

O Curso de Formação Inicial e Continuada em Ensino da Matemática para o Ensino Fundamental I – Módulo I surgiu a partir da demanda da Prefeitura Municipal de Várzea Grande que procurou o IFMT Campus Várzea Grande em busca de formação para os professores pedagogos efetivos da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de melhorar o índice da qualidade da educação do município e contemplar o alcance das metas previstas no PNE 2014/2024, principalmente no que concerne à Meta 7 que é “ fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb: 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental ” [...] (BRASIL, 2014).

Segundo a pedagoga do campus, Sônia Maria de Almeida, "o objetivo desse curso é propiciar a formação continuada dos professores da Educação Básica, possibilitando o domínio do conteúdo matemático aplicado no Ensino Fundamental I - anos iniciais, cuja ênfase se dá nas unidades temáticas da Matemática previstas na BNCC, no que corresponde aos números, operações, álgebra, funções, geometria, espaço e forma, estatística e introdução à probabilidade nos níveis apropriados ao 1º, 2º, 3º anos do Ensino Fundamental I".

No último sábado, dia 06 de julho de 2019, a segunda turma finalizou as atividades do semestre com apresentações de trabalhos de todos(as) estudantes. Durante as apresentações, os grupos puderam expor e discutir sobre as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia em sala de aula e possibilidades de aplicação das metodologias aprendidas no curso.

Segundo Ailze Nascimento da Silva quando o professor passou o trabalho final sobre estatística, "nós preparamos uma aula sobre fração, como a gente ia trabalhar a fração de uma maneira que eles pudessem entender e trabalhamos com material concreto, levando barra de chocolate, maçã, laranja, e aí fizemos toda a aula envolvendo esses materiais e foi muito proveitoso, porque assim eles entenderam qual era o sentido e realmente pra que servia".

Segundo Eliana Tenutes, Diretora da EMEB Prof Tereza Lobo, o curso é muito importante porque é voltado para pedagogos, que têm uma certa dificuldade com relação à matemática, "e veio ao encontro das necessidades básicas do professor em sala de aula, pra desenvolver outras áreas afins também".

Para ela, "o curso é muito bom, o professor idem, todos nós tivemos 100% de aproveitamento, todas as dficuldades nas disciplinas foram sanadas e percebemos o quanto a matemática está presente na vida da criança. E esse professor, ele precisa desencadear na criança o gosto, a afinidade, esse conhecimento que está no senso comum da vida de cada ser humano e, principalmente, da criança, em colocar em prática, calcular, em instigar neles a vontade do crescimento e do desenvolvimento do raciocínio lógico, isso é muito importante".

Carlos Roberto de Oliveira, estudante da turma 2019/01, acredita que "visar o conceito dos conteúdos dados é de fundamental importância para o ensino aprendizagem". "Nesse sentido, na Matemática e com esse entendimento, passamos a compreendê-la com mais facilidade", explicou Carlos.

Para Irene de Souza Aguiar, "fazer o curso de Matemática no IFMT Várzea Grande foi uma experiência significativa e me fez repensar alguns conceitos melhorando, com isso, a minha prática de sala de aula. Me senti mais segura para trabalhar determinados conteúdos e o professor Gilberto, com sua metodologia e simpatia, deixava as aulas prazerosas e produtivas", finalizou Irene.