II Jenpex do IFMT de Campo Novo do Parecis promove interação e conhecimento

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 6 de Setembro de 2019 às 13:27

Cerca de 1000 pessoas participaram, entre os dias 26 e 29 de agosto, da 2a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Jenpex), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis. A programação aconteceu no campus e na Câmara Municipal de Vereadores do município e incluiu apresentações de trabalhos científicos, mostra empreendedora, palestras e minicursos.

Ao todo, foram apresentados 31 projetos nas áreas de Pesquisa e Extensão. Os trabalhos foram demonstrados por meio de pôsteres, apresentações orais e de produtos. Além disso, o público foi contemplado com 11 palestras, abordando temas variados.

Para o Diretor de Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFMT, José Luiz de Siqueira, o momento é um marco para a instituição. “A Jenpex é um evento que demonstra na prática os interesses da instituição em formar alunos pesquisadores”, disse.

O Diretor de Ensino do campus Campo Novo do Parecis, William Benedito da Silva, defende o princípio da integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão nas atividades desenvolvidas por estudantes e servidores da instituição. “Precisamos estimular isso na comunidade. Este evento, que acontece de forma integrada, é um passo para que as pessoas transitem entre as áreas, conheçam e se reconheçam. É um desafio importante”, comentou o gestor.

Nesse contexto da segunda Jornada Ensino, Pesquisa e Extensão, o Coordenador de Extensão, Pedro Gabriel G. B. de Souza, afirma saber que a aprendizagem se constitui na base do tripé ensino, pesquisa e extensão e a Jenpex serve para a propagação, divulgação e estímulo da prática da pesquisa e da extensão na instituição de ensino.

A Coordenadora de Pesquisa, Hilda Regina Pereira Menezes Olea, defende a Jenpex como um momento de culminância daquilo que é feito em termos de projeto de pesquisa, de projeto de extensão e demais atividades de produção do conhecimento que são desenvolvidas pelos alunos no decorrer do ano letivo. “Nós ficamos muito satisfeitos de ver que a cada ano essa produção do conhecimento está se intensificando. Cada vez mais os alunos estão se envolvendo com a pesquisa, cada vez mais eles estão entendendo, interagindo com essa dinâmica da jornada, se interessando pela apresentação destes trabalhos e a gente fica muito contente por isso, porque notamos que estamos cumprindo com o nosso papel de oferecer a oportunidade da pesquisa e extensão aliada ao ensino aqui na instituição”, justificou.

A coordenadora complementa que tanto no circuito de palestras e minicursos “oportunizamos a divulgação do conhecimento técnico e científico e, além disso, recebemos os alunos e professores de outras Escolas da Rede Pública de Educação Básica, que atuam no Município para a realização da Feira de Ciências, uma interação que é fundamental. Já com a mostra científica conseguimos dar visibilidade aos projetos que desenvolvemos e também a alguns trabalhos desenvolvidos por profissionais externos ao IFMT. Neste seguimento será importante que nas próximas edições trabalhemos para receber mais participações externas, pois esta heterogeneidade é muito bem vista pelos órgãos de fomento da pesquisa e de avaliação institucional”, ressaltou.

A Jenpex, encerrada na noite do dia 29 de agosto, foi um espaço de diálogo e interação entre essas três esferas e cumpriu seu objetivo de desenvolvimento intelectual dos alunos, incentivando a pesquisa e a extensão. Foi organizada para apresentar e dar visibilidade aos trabalhos oriundos de projetos desenvolvidos no campus, peor professores e alunos, contribuindo com a disseminação do conhecimento e incentivando a produção científica discente, visando a criatividade, a reflexão e a crítica. “A Jornada foi concebida como um espaço em que nossos estudantes puderam conhecer outros colegas que atuam na mesma área, compartilhar experiências e adquirir muito mais que conhecimentos, mas boas relações”, findou o Diretor-Geral substituto, Jeferson de Jesus Novaes.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis