III Encontro Nacional do Neab e Neabi está com inscrições abertas para minicursos e oficinas

Publicado por: Reitoria / 27 de Outubro de 2017 às 07:32

Evento tratará de questões étnico-raciais na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e está com inscrições abertas para diversas atividades.

O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) sediará o III Encontro Nacional de Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica - III Enneabi, no período de 7 a 09 de novembro de 2017, nos campi Campos Centro e Campos Guarus.

O encontro, que já conta com cerca de 400 inscritos, é gratuito e aberto a todos aqueles que se interessam pela temática. A programação inclui comunicação oral, relatos de experiência, oficinas, minicursos, apresentações culturais, pôsteres, mesa-redonda e muito mais. As inscrições para minicursos e oficinas podem ser realizadas até o dia 30 de outubro de 2017, no site oficial do evento em https://enneabi.iff.edu.br/.

O Enneabi, que vem se firmando como espaço qualificado para a troca de saberes e articulação de políticas de promoção da igualdade racial, tem como foco o debate sobre a educação para as relações étnico-raciais na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. As duas primeiras edições desse evento ocorreram nas regiões Norte e Nordeste do país (a primeira no IF Pará e a segunda no IF Maranhão).

“É de grande responsabilidade realizar um evento nacional pra discutir questões tão urgentes no país: a questão da valorização do negro, do índio, da percepção da importância deles, não só na formação étnica do Brasil, mas como formação cidadã e cultural”, declara Kátia Macabu, coordenadora de Políticas Culturais e Diversidade do IFFluminense.

Ferdinanda Fernandes Maia/ Jornalista - IFFluminense