Iniciadas as atividades da quinta turma do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFMT

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 9 de Maio de 2016 às 15:57

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realizou na tarde da última sexta-feira (06) a aula inaugural da quinta turma do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. O evento aconteceu no auditório do Campus Cuiabá - Bela Vista, local de oferta do curso. Presentes à abertura do evento estiveram a pró-reitora de desenvolvimento institucional do IFMT, Gláucia Mara de Barros; o pró-reitor de pesquisa e inovação, Wander Miguel de Barros; a diretora-geral do Campus, Suzana Silva, a coordenadora do Programa de Mestrado, Rozilaine Faria, além de gestores e docentes da instituição.

Segundo o pró-reitor de pesquisa e inovação, Wander Barros, é grande a responsabilidade da instituição por ser a única a ofertar um curso de pós-graduação strictu sensu na área de ciência e tecnologia dos alimentos em toda a região conhecida como "Amazônia Legal". "O ingresso desta quinta turma é reflexo do empenho do IFMT e de todos os profissionais envolvidos em alcançar condições ideais para que nossos mestrandos possam desenvolver seus estudos e criar novos produtos", destacou o pró-reitor, que também é docente do curso. Ele destacou ainda o grau de empregabilidade dos egressos do Programa. "Os mestres formados pelo PPGCTA estão inseridos no mercado de trabalho, lecionando em instituições públicas e privadas ou empregados em multinacionais", destacou.

A coordenadora do PPGCTA, professora Rozilaine Faria, ressaltou a demanda da sociedade pelo curso. "Aumentamos o número de alunos ingressantes de 10 para 17, pois tivemos grande demanda, tanto de recém-formados, como de servidores e de profissionais da iniciativa privada", destacou. Ainda sendo um curso novo, ele já encontra-se consolidado pela sociedade, com pesquisas relevantes e com seus egressos sendo aceitos em programas de doutorado em universidades destacadas no País.

O Programa - O PPGCTA (Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) é o primeiro curso strictu sensu (Mestrado) ofertado pelo IFMT, sendo ofertado no campus Cuiabá - Bela Vista. Possui em seu quadro de docentes os seguintes professores doutores: Profa. Dra. Adriana Paiva de Oliveira; Prof. Dr. Dorival Pereira Borges da Costa; Profa. Dra. Gilma Silva Chitarra; Prof. Dr. João Vicente Neto; Prof. Dr. José Masson; Profa. Dra. Nágela Farias Magave Picanço Siqueira; Profa. Dra. Rozilaine Aparecida Pelegrine Gomes de Faria; Prof. Dr. Wander Miguel de Barros; Prof. Dr. Xisto Rodrigues de Souza.

Maiores informações sobre o PPGCTA podem ser obtidas na Secretaria do PPGCTA, pelo telefone: (65)3318-5122.