início do conteúdo

Inscrições abertas para o Curso de Especialização em Desenvolvimento Urbano, prazo se encerra dia 15/09

Publicado por: Reitoria / 13 de Agosto de 2021 às 10:00

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para preenchimento de vagas do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Desenvolvimento Urbano do IFMT-VGD - modalidade semipresencial – Turma 2022. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro, pelo link - https://selecao.ifmt.edu.br O prazo para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição se encerra neste domingo, dia 15 de agosto. 

Após preencher o formulário eletrônico de inscrição no Q-Seleção (https://selecao.ifmt.edu.br/), o(a) candidato(a) deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) obrigatória para os que não forem contemplados pelo benefício da isenção da taxa de inscrição (Lei 12.799, de 10 de abril de 2013).

O (a) candidato(a) deverá preencher eletronicamente todos os itens exigidos no formulário, incluindo o questionário socioeconômico e fazer o upload dos documentos descritos EM ARQUIVO ÚNICO e formato PDF de até 10MB.

O curso tem o objetivo de formar especialistas em desenvolvimento urbano capazes de pensar soluções para os diversos desafios hoje encontrados nas cidades, a partir de uma compreensão ampliada sobre o espaço urbano no Mato Grosso e no Brasil e buscando o desenvolvimento da sociedade em suas múltiplas dimensões.

São oferecidas 60 (sessenta) vagas para matrícula no IFMT Campus Várzea Grande, situado na Avenida Tiradentes (Lot Jardim Manaíra), nº 1300 – Petrópolis, Várzea Grande/MT, válidas para a turma do primeiro semestre de 2022. Reservam-se 9 (nove) vagas à candidatos(as) de Políticas de Ações Afirmativas autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência em atendimento à Portaria Normativa 13/2016/MEC e à Resolução 056/2019/CONSUP/IFMT. O requisito de participação neste processo seletivo é ter concluído curso de graduação reconhecido no país até a data da matrícula, conforme cronograma do edital. 

O curso será ofertado na modalidade a distância com encontros presenciais, estruturado em 13 componentes curriculares, perfazendo 374 horas de conteúdos curriculares de natureza técnico-científica e 34 horas destinadas à produção de artigo científico definido como Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. A duração do curso será de 18 meses, com encontros presenciais e online, via Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

Os componentes curriculares, que possuem 34 e 17 horas, terão um encontro presencial aos sábados, com carga-horária de 10 e 5 horas, respectivamente, mediante plano de ensino específico, obedecendo o calendário escolar anual do IFMT-VGD e cronograma estabelecido pelo Colegiado de Curso da Especialização em Desenvolvimento Urbano.

Para dúvidas sobre o edital: lista.processoseletivo@ifmt.edu.br.

Para informações ou dúvidas sobre o curso: https://ppgdurb.vgd.ifmt.edu.br/ e ppgdurb@vgd.ifmt.edu.br.

Telefone de contato do IFMT-VGD: (65) 3691-8000

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT