Inscrições para Mestrado em Química são prorrogadas até 28/2

Publicado por: Reitoria / 22 de Fevereiro de 2021 às 16:34

As inscrições para o Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Química Tecnológica e Ambiental – turma 2021, foram prorrogadas até o próximo domingo, 28 de fevereiro de 2021. Para se inscrever, acesse: https://selecao.ifmt.edu.br

O curso oferta o total de dez vagas para matrícula no IFMT, válidas para a turma do primeiro semestre de 2021, nas seguintes modalidades: Ampla concorrência; Política de Ações Afirmativas; e Profissionais empregados em empresas filiadas ao Senai MT. O Mestrado tem duas linhas de pesquisa: Química Tecnológica e Química e Monitoramento Ambiental.

Para participar neste processo seletivo é necessário ter concluído curso de graduação reconhecido no país, preferencialmente na área de concentração do programa (graduados em Química - licenciatura e bacharelado) e áreas afins (Ciências Exatas e da Terra, Ciências Ambientais, Ciência dos Alimentos, Ciências Agrárias, Bioquímica), portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC - até a data da matrícula.

O candidato deverá preencher eletronicamente todos os itens exigidos no formulário, incluindo o questionário socioeconômico, cujo objetivo é a obtenção do perfil dos candidatos inscritos, a fim de subsidiar as políticas institucionais do IFMT (não terá interferência na classificação dos candidatos) e fazer o upload dos documentos descritos no item 3.4, em arquivo único e formato PDF de até 10MB, no sistema Q-Seleção (https://selecao.ifmt.edu.br/).

Após preencher o formulário eletrônico de inscrição e realizar o upload dos documentos exigidos no sistema Q-Seleção (https://selecao.ifmt.edu.br/), o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais) obrigatória para os que não forem contemplados pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013.

Os documentos exigidos para a inscrição são:

a) Cédula de identidade; para candidato de nacionalidade estrangeira observar o descrito no item 3.4.3;
b) CPF (Cadastro de Pessoal Física);
c) Diploma de Curso de Graduação reconhecido pelo MEC ou documento equivalente em que conste sua conclusão com data anterior à data de matrícula prevista no Cronograma (Quadro 1);
d) Histórico escolar oficial completo da graduação do candidato, emitido pela Instituição, com os nomes das disciplinas por extenso e eventuais reprovações ou trancamentos de matrícula (uma cópia), não sendo aceitos históricos escolares contendo apenas a nota final de aprovação do(s) curso(s) já realizados;
e) Currículo da Plataforma Lattes via https://lattes.cnpq.br/ com documentação comprobatória para efeito de contagem dos pontos, conforme quadro 3, e atualização nos últimos 6 meses. As comprovações deverão seguir a ordem de apresentação do currículo em arquivo único.
f) Pré-projeto de pesquisa, conforme Anexo II;
g) Quando for o caso, Termo de autodeclaração para candidatos de políticas de Ações Afirmativas e necessidades especiais (Anexo III) para concorrer às vagas destinadas a negros/as (pretos/as e pardos/as), quilombolas e indígenas e pessoas com deficiência.
h) Para a modalidade “Profissionais empregados em empresas filiadas ao Senai MT”, exige-se Carta de Apoio da empresa/instituição ao funcionário-candidato (Anexo IV), assinada por representante do Senai MT.

Sobre o curso

Ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA), o Mestrado Profissional possui itinerário formativo com disciplinas obrigatórias e optativas (totalizando 24 créditos), Exame de Qualificação, Elaboração e Defesa do Trabalho Final de Mestrado Profissional e Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (inglês para brasileiros e português para estrangeiros) conforme critérios e prazos previstos nas normativas do Programa.

Marcadores: ifmt_1