Instituto Federal de Mato Grosso celebra 10 anos em Pontes e Lacerda

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 18 de Abril de 2019 às 08:17

Os 10 anos do Instituto Federal de Mato Grosso em Pontes e Lacerda serão celebrados na próxima semana. Com a missão de Educar para a Vida e para o Trabalho, a inauguração oficial do Campus aconteceu no dia 24 de abril de 2009. A programação terá início na segunda-feira (22) com sessão solene na Câmara de Vereadores de Pontes e Lacerda, às 10h, e seguirá até a quarta, com Torneio Interclasse, Sarau Cultural e Encontro de Egressos.

O Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste surgiu em meados de 2008, como Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFET-MT). Ao final do mesmo ano, através da Lei nº 11.892, foi instituída a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que transformou a Unidade Descentralizada em Campus. As efetivas atividades tiveram início no dia 13 de outubro de 2008. Já a inauguração oficial seguiu em abril do ano seguinte.

No início das atividades, o corpo de trabalho era formado por 16 técnicos e cerca de 20 professores. O prédio havia sido cedido pelo governo do Estado (estrutura do antigo CEPROTEC) com todo mobiliário e equipamentos. As primeiras turmas foram dos cursos de Técnicos em Secretariado e Edificações- ambos Subsequentes, Técnico em Química Integrado, Técnico em Informática, Técnico em Secretariado Integrado, além de Licenciatura em Física. Nesse período o número aproximado de alunos era 450.

Atualmente, o Campus tem área total de 50.477 metros quadrados, sendo 2.618 metros quadrados de área construída. Com o apoio de 67 professores, 39 técnicos administrativos, além de estagiários e funcionários terceirizados, oferta cursos gratuitos em diversas modalidades. No Ensino Médio Integrado são oferece Controle Ambiental, Informática e Administração; no Ensino Médio Subsequente: Química, Eletrotécnica, Administração; na Educação de Jovens e Adultos: Comércio; no Ensino Superior: Redes de Computadores, Comércio Exterior, Licenciatura em Física e Tecnólogo em Eletrotécnica Industrial; na Especialização: Gestão Empresarial e Ensino de Ciências Naturais e Matemática; além de Ensino a Distância. Mais de 1,2 mil alunos são atendidos.

Algumas parcerias foram estabelecidas ao longo dos anos, com destaque para os Acordos de Cooperação Técnica com as Prefeituras Municipais de Jauru, Araputanga e Vila Bela da Santíssima Trindade para oferta de Cursos Técnicos (Eletrotécnica, Administração e Química).