Investimentos no IFMT de Campo Novo do Parecis não param, apesar da pandemia

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 7 de Janeiro de 2021 às 15:45

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis, em sua atual gestão, não vem medindo esforços para elevar a Instituição a patamares basilares, através do ensino, pesquisa e extensão, mas também em infraestrutura física, essencial para o processo de aprendizado e acolhimento da comunidade acadêmica.

Por isso, nesta semana, divulgou o resultado de mais uma importante ação no âmbito da infraestrutura física da instituição: a conclusão do processo licitatório para construção de um auditório no campus, com investimentos de, aproximadamente, R$ 2,8 milhões, oriundos de emenda parlamentar do Deputado Federal Neri Geller. Essa obra é um desejo antigo da comunidade acadêmica e começará a ser construída neste ano de 2021.

O Diretor-Geral do campus, Fábio Luis Bezerra, destacou que a ordem de serviço para início das obras será assinada no dia 15 de janeiro, em cerimônia a ser realizada no campus, contando com a presença do Deputado Neri Geller e de outras autoridades locais. “Nossas obras não pararam, mesmo durante a pandemia. Foram realizadas várias benfeitorias e ampliações no campus, inauguramos o laboratório de defensivos agrícolas e agora daremos início à construção do nosso auditório”, afirmou o diretor, complementando que investimentos em educação, ciência e tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento do país.

Com capacidade para 500 lugares, o auditório era aguardado há mais de uma década. “São mais de 11 anos esperando um sonho. Por muito tempo buscamos os caminhos e apoios necessários para conseguir construir um projeto e ter orçamento suficiente para poder licitar a construção de um auditório. No ano de 2019 iniciamos as articulações e, em 2020, após muitas idas e vindas à Brasília, conseguimos”, explicou Fábio.

Os recursos são advindos da bancada federal do Mato Grosso, em especial do Deputado Federal Neri Geller, grande articulador e apoiador do IFMT. Na Reitoria, principalmente junto à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) e do Departamento de Engenharia e Planejamento Estrutural (DEPE), foi conseguida a empresa que construiu o projeto, para que fosse possível realizar todos os ajustes e concluir com sucesso esta licitação tão importante para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, não só do Campus, mas também, de todo município de Campo Novo do Parecis. “A construção do auditório contemplará toda nossa comunidade e representará um avanço muito significativo, já que a infraestrutura deste espaço fornecerá o suporte necessário para o fortalecimento de ações da nossa instituição e da comunidade camponovense”, afirmou Fábio.

O Campus Campo Novo do Parecis deu início ao processo licitatório do auditório em dezembro de 2020, com conclusão no início de janeiro de 2021. Ao todo, oito empresas participaram do certame, na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), e a vencedora foi a LM - Engenharia e Construções Ltda.

A obra está orçada em R$ 2,8 milhões. “Já temos 84,80% do valor total da obra empenhado. O restante será proveniente de emenda parlamentar do Deputado Neri Geller e do Senador Carlos Fávaro, que firmaram compromisso conjunto com o IFMT para destinação dos recursos necessários para conclusão da obra. Sinto-me muito feliz e realizado profissionalmente e com a sensação do dever cumprido, pois no dia 20 de abril estarei encerrando o sétimo ano como gestor de nosso Campus e graças a Deus, depois de tantas tentativas infrutíferas, conseguiremos entregar aos novos gestores o nosso auditório licitado”, disse Fábio.

Para o futuro Diretor-Geral do campus, Genivaldo David de Souza Schlich, a importância do auditório é poder desenvolver diversos eventos científicos, seminários e congressos. “Sempre tivemos muita dificuldade com locais para realizar eventos, mas com o auditório poderemos trazer e realizar eventos de representatividade nacional, trazendo as pessoas para dentro de nossa instituição, para que possam conhecer nossa infraestrutura física e principalmente nosso potencial”, enalteceu.

Agradecimentos:

Externo os nossos agradecimentos a todos os servidores que, direta ou indiretamente, contribuíram para que pudéssemos estar, neste momento, preparando para expedição da Ordem Administrativa de início da construção do nosso Auditório, principalmente a equipe do Departamento de Administração e Planejamento (DAP), setor de Compras e Assessoria de Comunicação (ASCOM), que muitas vezes ficaram até altas horas e finais de semana dedicados aos ajustes necessários e correções, para atender aos prazos, quase sempre inexistentes e realizar as publicações.

Também somos muito gratos a toda equipe da reitoria, sem exceções, ao nosso Reitor William, à Pró-Reitoria de Administração (PROAD), na pessoa de nosso Pró-Reitor Túlio, estendemos os agradecimentos a toda equipe. À PRODIN, na pessoa do nosso Pró-Reitor João Germano, estendemos os agradecimentos a toda equipe e ao DEPE.  Também agradecemos à equipe da PROJUR, que deu toda assessoria jurídica para que pudéssemos concluir com sucesso o processo licitatório.

Não podemos encerrar sem antes agradecer de maneira especial ao grande parceiro do IFMT e principalmente do nosso Campus, o Deputado Federal Neri Geller, que vem garantindo a destinação, via emenda parlamentar, de orçamento para que possamos continuar os avanços em investimento em nosso Campus, em especial à destinação de emenda para o nosso Auditório.

Assim, encerro minhas falas com o dizer popular de que sonho que se sonha só, é só sonho, mas quando sonhamos em conjunto, torna-se realidade. Posso dizer que nosso Auditório é um sonho se concretizando e em breve estará à disposição de nossa comunidade”, encerrou Fábio.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis