JIFMT: 4ª edição é marcada pela integração entre os 19 campi em Sorriso

Publicado por: Reitoria / 16 de Agosto de 2017 às 11:57

A quarta edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT) foi marcada pela integração entre os alunos-atletas e servidores dos 19 campi, que entre os dias 7 e 11 deste mês, tornaram Sorriso a capital mato-grossense do esporte no âmbito escolar. Foram quase 1.200 participantes em 11 modalidades esportivas: basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol, voleibol, vôlei de areia, atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

Para o pró-reitor de Extensão, Marcus Vinicius Taques de Arruda, o sentimento é de dever cumprido. “Tenho certeza que foi um belíssimo evento. Muito bem organizado, com uma participação muito grande do Campus Sorriso, com todos os servidores, bem como os outros que vieram com suas delegações. É extremamente cansativo, mas compensatório. No final, ver nossos alunos felizes é bem emocionante. O principal é que não houve algo grave em questões de saúde, ocorreu tudo tranquilo.  Isso nos deixa preparados para os próximos jogos, que já definimos essa semana no Codir: a sede de 2018 será em Primavera do Leste”, afirmou.

Diretor-geral do Campus Sorriso, Claudir von Dentz enalteceu o desempenho dos atletas. “Estou satisfeito com o desempenho das equipes, com o comportamento das delegações. Creio que tudo ocorreu dentro da normalidade, do que havia sido planejado. Estamos com a sensação de dever cumprido. Esperamos ter, claro, alcançado a expectativa dos participantes que vieram para Sorriso, pedimos desculpas por algum erro que não conseguimos a tempo corrigir, mas e maneira geral, estamos felizes com a 4ª edição dos JIFs”.

Invaldo Afonso da Silva é treinador na delegação do Campus de Confresa e partilhou do sentimento de união. “Sem dúvida a integração sempre acontece. Esses meninos têm uma vontade muito grande, procuram sempre se entrosarem com todos. Isso é muito importante para nosso Instituto. Temos que fortalecer isso cada dia mais, sim. Mas esses jogos em Sorriso foram satisfatórios, todos aproveitaram, tiveram bastante contato com outros colegas”.

Fernando Luiz Almeida é técnico administrativo do Campus de Juína e também acompanhou a delegação. “Para nós que estamos em uma área tão longínqua no Mato Grosso, muitos alunos vieram pela primeira vez, participaram dessa integração. O evento não era o que esperávamos, foi muito melhor. Superou as expectativas, foi sensacional. Parabéns a todos que organizaram. Estamos felizes. Integração e união são palavras que definem esse evento. Tivemos contratempo, mas no geral, a avaliação é positiva”.

Aluno-atleta do Campus de Pontes e Lacerda, Eduardo Santa Silva, que conquistou ouro no salto em distância e ainda levou o primeiro lugar no salto em altura e no salto triplo, além de prata do revezamento 4x400, elogio as condições da competição. “Agora é treinar para o Centro-Oeste e garantir a vaga para o Centro- Oeste, e quebrar o recorde. Para o atletismo foi melhor que ano passado, em termos de pista e estrutura, agora é ganhar experiência para as próximas edições”.

4º JIFMT agitou a cidade e 80% da rede hoteleira foi ocupada

A realização do JIFMT também movimentou a cidade de Sorriso, os alunos-atletas disputavam as modalidades nas quadras e ginásios da cidade que eram acompanhados pela população local, que vibrava pelos jogos. Um exemplo desse movimento na cidade pode ser identificado com o setor hoteleiro, que ocupou em torno de 80% dos leitos da cidade, gerando renda para o município.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), Nilson Molonha de Alencar, os jogos citados tiveram grande importância para o município sede, pois geraram um aumento de movimentação em vários setores do comércio, dentre eles, hotéis, lanchonetes, restaurantes e áreas de lazer, sua maior contribuição foi gerar um aumento de 45% de clientes.

“Além de alavancar as vendas do comércio local, os jogos também estimulam os jovens a participarem de atividades escolares através do esporte, onde podemos observar que a maior parte da ocupação dos ginásios, não era somente por pessoas relacionadas ao IFMT, e sim pela população da cidade”, disse Nilson Molonha de Alencar.

Para Leocir Soffiati, sócio e temporário de um dos menores hotéis de Sorriso, aberto em 1986, esse evento trouxe um movimento muito grande, não só no hotel, onde gerou empregos diretos, mas gerou também empregos na área de alimentação, como restaurantes, lanchonetes e mercados, nas lojas, etc. "Tudo que você vê de movimento as pessoas estão deixando algum dinheiro na cidade e isso, com certeza, foi muito bom pra economia da cidade", finalizou Leocir.

IFMT - Pontes e Lacerda/ Weverton Correa
IFMT - Várzea Grande/ Cristiane Fronza