Jocipe 2017: Mostra expõe 15 alimentos inovadores desenvolvidos por estudantes de Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 23 de Novembro de 2017 às 17:30

Os resultados da I Mostra de Inovação de Alimentos do IFMT Campus Sorriso foram divulgados nesta quinta-feira (23), durante o segundo dia de atividades da V Jornada Científica de Pesquisa e Extensão (Jocipe) da unidade de ensino.

Por meio da Mostra, os professores do curso de técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio propuseram aos estudantes dos segundos e terceiros anos o desenvolvimento de alimentos inovadores com potencial para serem colocados no mercado.

A atividade envolveu aproximadamente 80 alunos ao longo das 6 semanas que antecederam a Jocipe. Como resultado, 15 produtos inéditos foram apresentados no primeiro dia da Jornada Científica. São eles:

- DOCE CREMOSO DE BACUPARI;

- BATATA FUNCIONAL COM HIBISCO;

- TRUFA DE CAFÉ COM CAJU;

- PAÇOCA FUNCIONAL;

- BOLINHO DE PEIXE COM CATUPIRY (SEM GLÚTEN);

- ALFAJOR ZERO LACTOSE E ZERO GLÚTEN;

- PETIT SUISSE ENRIQUECIDO COM FIBRAS;

- IOGURTE DE INHAME;

- SORVETE DE ACEROLA COM CENNOURA;

- DONUT FUNCIONAL COM CRANBERRY;

- CUP COFFEE – PASTA DE CUPLATE COM CAFÉ;

- SORVETE DE BETERRABA;

- VEGAN BEEF;

- MARIA MOLE DE AÇAÍ;

- BROC BURGUER.

A dedicação dos estudantes chamou a atenção da coordenadora do curso, prof. Gricielle Aparecida Sutil. Ela conta que “eles aplicaram o conhecimento teórico que tiveram ao longo do curso. Foi interessante porque pudemos observar os conteúdos em cada etapa do processo, desde a escolha da matéria prima, passando pelo desenvolvimento do produto, da embalagem, do rótulo, e a apresentação das informações nutricionais, foi muito bom”, conclui.

Participante do grupo que desenvolveu trufas de café com caju, a estudante Mirelli Assis de Almeida conta que a ideia para o produto foi uma consequência de uma série de testes “a gente queria fazer bala de café com caju, aí não deu certo. Então a gente resolveu misturar coisas e acabou no chocolate, daí a gente foi pra trufa”. Na avaliação da organização da atividade, o produto do grupo da estudante ficou entre os três melhores da Mostra de Alimentos. O resultado reforçou em Mirelli o espírito empreendedor “pretendo patentear, quero vender! Eu posso criar comida, as pessoas podem gostar e começar a comprar e eu posso ganhar muito dinheiro com isso”, comenta ela.

Preparada com óleo de canola, a batata produzida pela equipe da estudante Laura Rambo tem características funcionais e leva na receita o hibisco. “A gente queria fazer uma batata diferente. Aí a gente pensou em utilizar o hibisco que normalmente é utilizado para fazer chá. Várias pessoas gostam de comer batata frita e nós buscamos uma alternativa mais saudável”, explica Laura. O produto ficou em segundo lugar na Mostra.

O maior destaque da atividade ficou com a equipe que desenvolveu o doce cremoso de bacupari. Conforme o estudante Davi Machado Castilhos, do segundo ano do curso de técnico em Alimentos, bacupari “é uma fruta da Amazônia, que é pouco conhecida, mas que possui várias propriedades medicinais”. A descoberta, segundo ele, veio de uma conversa com uma amiga “ela disse que tinha essa fruta na casa dela e a gente resolveu experimentar. Aí a gente fez o doce”.

O sucesso do doce foi uma grande surpresa para a colega de Davi, Andrieli Garcia. Ela, que entrou no curso de técnico em Alimentos pensando em se preparar melhor para a carreira de nutricionista explica o processo por trás do desenvolvimento do doce. “Fizemos vários testes com a polpa e com a casca até chegarmos na textura e no sabor que apresentamos”.

fotos:
Dieison Guisolfi